Foto/Divulgação: Ascom
portamentais e sociais. O primeiro passo para descobrir se é diabético é procurar qualquer unidade da Atenção Primária e marcar consulta com o clínico geral, que vai passar os exames. Caso haja necessidade, o médico fará o encaminhamento para a especialidade competente.
Os insulinodependentes são cadastrados no Núcleo de Assistência Farmacêutica da Secretaria e recebem insulina, aparelho e fitas de medição da glicose gratuitamente. Para ter acesso à insulina, o paciente precisa dar entrada em processo apresentando os seguintes documentos: identidade; cartão do SUS, CPF, comprovante de residência no nome do paciente (água, luz ou telefone dos últimos três meses) e receita médica com esquema de insulinoterapia (quantidade de doses diárias das insulinas) no núcleo (Travessa Jorge Soares, 157, Centro).
Programação
Dia 22: USF Mahatma Gandhi, Jardim Califórnia
Dia 25: USFs David Capistrano, Itaúna; e Albert Sabin, Itaoca
Dia 26: USFs Itaúna II e Altair da Silva, Mutuá
Dia Nacional
O Dia Nacional do Diabetes foi criado pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para mostrar a importância da prevenção desta doença, que é crônica e que tem dois tipos: 1 e 2. Apesar da genética influenciar na incidência da doença, há fatores de risco que contribuem para o diabetes, como inatividade física, obesidade, tabagismo, dieta rica em alimentos processados e ultraprocessados e o estresse. Se não tratado corretamente, o diabetes é causa também de doenças vasculares, renais, cardíacas, infarto do miocárdio, AVC, assim como as complicações de neuropatias e retinopatias – doenças ligadas aos nervos e olhos, que podem levar a amputações e à cegueira.
Fonte: PMSG

