André Ceciliano - foto/divulgação
O ex-presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro e pré-candidato a deputado estadual, André Ceciliano, abriu sua agenda de compromissos no Sul Fluminense nesta sexta-feira com uma entrevista ao programa Bom Dia Cidade, da Cidade do Aço FM 103,3, tradicional emissora de grande audiência no Sul Fluminense.
Durante a conversa com os âncoras Rafael Moura, Sérgio Mama e Marise Vieira, Ceciliano relembrou sua trajetória à frente da Assembleia Legislativa e destacou os desafios enfrentados quando assumiu a presidência da Casa, em 2017. Ao responder aos questionamentos dos jornalistas, afirmou que, durante o período em que presidiu a Alerj, foram aprovadas medidas importantes para reorganizar as contas públicas e contribuir para que o Estado retomasse o pagamento dos salários em dia.
“Fizemos uma transição responsável. Adotamos ajustes duros, mas sempre preservando o diálogo com deputados, servidores e representantes da sociedade. Conseguimos criar um ambiente de estabilidade para que o Rio voltasse a caminhar.”
Ceciliano também destacou que sua gestão foi marcada pela valorização do Parlamento e pela busca de consenso entre diferentes correntes políticas.
“No período em que estive na presidência da Assembleia, demos oportunidades iguais a todos os parlamentares. Reduzimos custos, ampliamos a participação e o diálogo e conseguimos devolver mais de R$ 2 bilhões aos cofres do Governo do Estado.”
Outro ponto ressaltado foi o apoio destinado às instituições de ensino e pesquisa durante sua gestão.
“Tomamos decisões importantes que possibilitaram apoio à UERJ, à UFF, à Fiocruz e a outras instituições fundamentais para o desenvolvimento do Estado.”
Ao falar de sua atuação parlamentar, Ceciliano lembrou ser autor de mais de 400 leis estaduais e destacou a criação do Fundo Soberano do Estado do Rio de Janeiro. O Fundo Soberano funciona como uma reserva financeira do Estado, abastecida com parte das receitas extraordinárias do petróleo. Seu objetivo é transformar uma riqueza temporária em investimentos permanentes, garantindo recursos para projetos estratégicos e para as futuras gerações.
“O Rio de Janeiro precisa voltar a planejar o seu futuro. Nos últimos 30 anos, tivemos poucos projetos estruturantes. O Fundo Soberano nasceu justamente para transformar riquezas temporárias em investimentos permanentes para as próximas gerações.”
Durante a entrevista, ele também comentou sobre a expansão da infraestrutura energética no Sul Fluminense, defendendo a instalação do gasoduto para o distrito industrial de Santa Cruz e do Arco Metropolitano. Essa obra viabiliza levar gás para a região da Costa Verde e do Sul Fluminense, gerando, assim, interesse para novas indústrias, geração de empregos e fortalecimento da economia local.
Outro tema abordado foi a duplicação da Serra das Araras. Ceciliano afirmou que a obra representa um avanço importante para a logística do estado.
“A nova Serra das Araras vai trazer mais segurança para quem utiliza a rodovia, reduzir o tempo de viagem e melhorar o escoamento da produção, além de impulsionar novos investimentos para toda a região.”
Ao encerrar a entrevista, André Ceciliano reafirmou sua disposição de disputar uma vaga na Assembleia Legislativa.
“Hoje me coloco como pré-candidato a deputado estadual porque acredito que ainda posso contribuir com o Rio de Janeiro. A experiência que acumulamos na presidência da Assembleia mostrou que, com diálogo e planejamento, é possível enfrentar grandes desafios e construir soluções para o Estado.”
A participação na Cidade do Aço FM marcou o início de uma série de compromissos de André Ceciliano no Sul Fluminense, incluindo encontros com lideranças políticas, representantes de diversos setores e visitas institucionais na região.
Fonte: Ascom

