
Foto/Divulgação/Detran RJ
O Detran RJ está ampliando suas ações sociais. Nesta segunda-feira (30/6), foi a vez de atender os idosos que moram na Casa São Luiz, no Caju, uma instituição de longa permanência sem fins lucrativos. Três funcionários da Diretoria de Identificação Civil tiraram as impressões digitais e fizeram fotos de 21 idosos, que vão receber a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN).
Parte dos idosos estava sem documento algum, o que dificulta o recebimento de benefícios sociais. Os demais tinham carteiras de identidade muito antigas, que já não cumprem a função de identificá-los. É a terceira vez que o Detran promove o atendimento na Casa São Luiz.
A identificação de idosos é apenas uma das atividades sociais do Detran RJ. Em parceria com o Tribunal de Justiça do Rio, o órgão emite carteiras de identidade para pessoas em situação de rua na Central do Brasil, no Rio, onde funciona o Centro de Atendimento Integrado às Pessoas em Situação de Rua. Desde abril de 2024, são realizados, em média, 385 atendimentos por semana no local.

O Detran RJ participa, também, das ações sociais do programa RJ para Todos, do Governo do Estado, que facilita o acesso da população a serviços públicos essenciais, promove a cidadania e combate a vulnerabilidade social.
As pessoas com deficiência têm atendimento prioritário em todos os postos do Departamento. Especialmente para o público PCD são realizados projetos como o Cidadania Sobre Rodas, que oferece o curso para primeira habilitação de forma totalmente gratuita, e o Oficina Sob Medida, com noções de mecânica de automóveis.
Muitas ações são realizadas em parceria com o Ministério Público do Estado, com a Defensoria Pública e com prefeituras de todas as regiões do estado. Já foram promovidos mutirões para fornecer documentos às vítimas da chuva na Baixada e na Região Serrana, e também a vítimas de incêndio na Zona Oeste do Rio.