1º V Seminário de Barcos - creditos Nathália Lugão (2)

V Seminário de Barcos - Foto/Divulgação: Nathália Lugão

O evento gratuito segue com programação até o dia 25 de julho, reunindo palestras, mesas de debate e oficinas práticas abertas ao público

 O V Seminário Barcos como Instrumento de Educação começou nesta segunda (21) na sede do Projeto Grael, em Niterói, reunindo cerca de 90 pessoas ao longo do dia. A mesa de abertura contou com a presença da vice-prefeita de Niterói e medalhista olímpica Isabel Swan, do fundador Axel Grael e do presidente do Projeto Grael, Carlos Eduardo Coelho.

 

Com o tema “Como um grande evento pode deixar um legado na construção de hábitos saudáveis para a comunidade”, a abertura marcou o início de uma semana voltada à troca de experiências, articulação de redes e fortalecimento de projetos sociais que utilizam o esporte e o meio ambiente como ferramentas de educação.

V Seminário de Barcos – Foto/Divulgação: Nathália Lugão

“O Projeto Grael é uma referência. Eu o vejo como um farol, uma inspiração para jovens e para novos projetos. Então, que a gente possa criar iniciativas com capacidade de desenvolvimento e transformação”, afirmou Isabel Swan durante a mesa de abertura.

Durante à tarde, o evento recebeu Felipe Pitario, gerente de projetos da Fundação Gol de Letra, com a palestra “O esporte como prática disruptiva de educação”, que trouxe a importância de iniciativas que articulam educação e esporte como estratégia de desenvolvimento social.

“Já é o terceiro convite, eu não pude vir das outras vezes, então estou muito feliz em participar. Nós somos projetos amigos, irmãos, já temos uma parceria há um bom tempo e eu acho extremamente necessário trazer a reflexão sobre o esporte, sobre como educar através do esporte e fazer esse movimento de rede e construir conceitos que fortaleçam o trabalho das organizações”, afirmou Felipe Pitaro.

V Seminário de Barcos – Foto/Divulgação: Nathália Lugão

O V Seminário Barcos como Instrumento de Educação conta com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental e da Lei de Incentivo ao Esporte da Secretaria de Esporte do Governo do Estado do Rio de Janeiro. O apoio reafirma o compromisso da empresa com iniciativas que promovem educação, inclusão social e sustentabilidade, fortalecendo ações que impactam diretamente as comunidades e seus territórios.

A programação segue até sexta-feira com mesas temáticas, palestras e oficinas práticas. Nesta terça-feira (22), a Hale Hoe inicia as atividades com a oficina “Princípios do ensino e da prática”. À tarde, a palestrante Pamella Kristine, gestora de projetos sociais, apresenta reflexões sobre Governança no Terceiro Setor, trazendo sua experiência no fortalecimento institucional de organizações com foco em impacto social.

PROGRAMAÇÃO

 Quinta-feira (24/07)

* Manhã – Esporte náutico para desenvolvimento humano, com Vinicius Brasil (UFSC)

* Tarde – Entre Ventos e Valores: a metodologia da vela no Projeto Grael (atividade prática)

 Sexta-feira (25/07)

* Manhã – Mesa redonda: Mares Abertos – Diversidade e caminhos na vela, com Martha Rocha e Maria Hackerott (CBVela)

* Tarde – Estratégias para incentivar mulheres no esporte e criar espaços acolhedores, com Jane Moura (Empodera)

Serviço:

Projeto Grael – Av. Carlos Ermelindo Marins, 494 – Jurujuba, Niterói. 

O evento acontecerá dos dias 21 a 25 de julho, das 8h às 17h. 

Contato: (21) 98920-3930.

 

Fonte: Nathália Lugão 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *