WhatsApp Image 2025-09-10 at 13.26.17 (1)

Foto/Divulgação

Durante encontro, prefeito convidou gestores locais para participarem da 30ª Cúpula da Rede Mercocidades, que acontece em dezembro em Niterói

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, esteve reunido, nesta quarta-feira (10), na Cidade do Panamá, no Panamá, com prefeitos que lideram a Associação de Municípios do Panamá (AMUPA). No encontro, Rodrigo Neves falou sobre a candidatura conjunta de Niterói e Rio para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031. O prefeito lembrou que Niterói é a cidade com mais medalhas olímpicas no Brasil e ressaltou a cooperação entre o Comitê Olímpico Brasileiro e o Comitê Olímpico do Panamá.  Ele também convidou os representantes da associação a participarem da 30ª Cúpula da Rede Mercocidades, que acontece em Niterói, entre 3 e 5 de dezembro.

“O encontro com a Associação de Prefeitos do Panamá foi muito produtivo. Avançamos no sentido de fortalecer o movimento municipalista e também a cooperação entre as cidades da América Latina. O Panamá é um país muito importante para a integração com a América Central, o Caribe e a América do Sul. E terá uma boa presença no próximo período do Mercocidades”, destacou Rodrigo Neves.

Foto/Divulgação

A presidenta da AMUPA e também prefeita de Pinogan, Nadine González, reforçou que está muito feliz com a conexão com Niterói e afirmou que espera realizar muitos projetos conjuntos no futuro.

“O Panamá acabou de ingressar no Mercosul e essa aliança estratégica nos fortalece. O Brasil, e também Niterói, são referências para nós. Vamos manter essa sinergia para conseguir que, em 2031, Niterói possa ser sede dos Jogos Pan-Americanos e também ajudar nossos atletas para que possam participar da competição em diferentes modalidades”, afirmou Nadine González.

Também participaram do encontro Irma Hernández, prefeita de San Miguelito; Dicky Panay, diretor executivo da AMUPA; Miguel Batista, presidente da Associação de Prefeitos do Panamá e Sebastian Otway, diretor de relações internacionais da Prefeitura do Panamá.

Sobre o Mercocidades – A 30ª Cúpula da Rede Mercocidades vai abordar o tema “Caminhos para Cidades Resilientes, Pacíficas e Sustentáveis”. Neste marco do 30º aniversário, a cúpula vai reunir prefeitos, autoridades locais, representantes de redes internacionais, organismos multilaterais, academia e sociedade civil em um espaço de diálogo e cooperação em prol do desenvolvimento urbano sustentável. Rodrigo Neves assume a presidência do Mercocidades em dezembro.

Sobre a AMUPA – A Associação de Municípios do Panamá é uma organização sem fins lucrativos, constituída por todas as cidades do país caribenho com o objetivo de representar seus interesses, promover a autonomia municipal e fortalecer os governos locais. A AMUPA atua como interlocutora legítima dos governos locais com o Estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *