Prefeitura de Itaboraí abre programação do Setembro Amarelo com ação no CRAS de Venda das Pedras 2

Foto/Divulgação

A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDS), realizou na manhã desta quarta-feira (03/09) a abertura da campanha Setembro Amarelo no CRAS do bairro Venda das Pedras.

Com o tema “Se precisar, peça ajuda!”, a iniciativa é um chamado para todos que necessitam de cuidado, acolhimento e atenção, mas muitas vezes não têm coragem de buscar apoio. Organizado pelo Departamento de Saúde Mental, o evento contou com uma aula de Zumba e palestra, reforçando a importância da prática esportiva e dos cuidados com a mente para a promoção da saúde mental.

A secretária municipal de Saúde, Analice Rangel, destacou a relevância da mobilização no município.

“O Setembro Amarelo é um alerta e também um convite para que cada cidadão olhe com carinho para sua saúde mental. A nossa gestão entende que cuidar das pessoas vai muito além da saúde física. Precisamos promover bem-estar, acolhimento e dar condições para que todos encontrem apoio. Essa é uma causa que envolve toda a sociedade, e Itaboraí está comprometida em salvar vidas”, disse a secretária.

Já a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Mariany Baldow, ressaltou a importância da integração das políticas públicas.

“A saúde mental é uma construção coletiva. Quando unimos saúde e desenvolvimento social, conseguimos oferecer suporte integral às famílias, principalmente àquelas em situação de vulnerabilidade. O CRAS é um espaço de acolhimento, e trazer ações como esta fortalece os laços comunitários e mostra que ninguém precisa enfrentar seus desafios sozinho”, finalizou a gestora da pasta.

A palestra foi ministrada pela psicóloga Vanessa Maia, com o tema “Onde o corpo se move, a esperança se renova”. Histórias de vida, como a da aposentada Maria da Paixão, de 69 anos, mostram na prática o impacto positivo da ação.

“A prática esportiva e o acompanhamento psicológico me ajudam muito. Às vezes me pego para baixo e triste, mas quando me movimento e participo das atividades que o município oferece, por meio do CRAS, eu me sinto muito melhor. Tudo isso me faz muito bem”, contou a moradora de Venda das Pedras.

A programação em alusão ao Setembro Amarelo em Itaboraí, acontecerá durante todo o mês em diferentes equipamentos da cidade. Confira a programação completa:

-CRAS Jardim Imperial: 04 de setembro, às 9h – R. Eurídice Nascimento Pinho, Lt 684, Qd 29, Jardim Imperial
-CRAS Aldeia da Prata: 08 de setembro, às 9h – Alameda 1, s/n, Aldeia da Prata
-CRAS Visconde: 10 de setembro, às 14h – R. Dráuzio Lemos, 835, Visconde
-CREAS: 10 de setembro, às 9h – R. Liajane Carvalho da Silva, nº 97, Nancilândia
-CRAS Ampliação: 11 de setembro, às 9h – Estação Cidadania, R. Hilda Araújo, esquina com Av. Genésio da Costa Cotrim, Nova Cidade
-CRAS Cabuçu: 15 de setembro, às 9h – Estrada Vereador Antônio Cícero, Lt 12, Cabuçu
-CRAS Apolo: 16 de setembro, às 9h – R. Maria José de Arruda Barbosa, Lt 1, Qd 18, Apolo II (antiga rua B)
-CRAS Itambi: 23 de setembro, às 9h – R. Osvaldo Maria (antiga Rua 51), Lt 9, Qd 119, Grande Rio
-CRAS Reta: 26 de setembro, às 9h – R. Pedro Ferreira Pinto, Lt 10, Qd 06, Esperança
-Centro POP: 24 de setembro, às 11h30 – R. Augusto Moreira, Lt 53, nº 47, Jardim Imperial
-CEAM: 29 de setembro, às 9h – R. João Caetano, 40-B, Centro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *