
Lucas Fink. Foto/Divulgação: Victor Eleutério Costa/Red Bull Content Pool
Evento reúne lendas do big surf e contará com o carioca como único competidor usando skimboard, neste domingo (17)
O carioca Lucas Fink volta a encarar um dos maiores desafios das ondas grandes neste domingo (17), em Niterói (RJ), na 7ª edição do Itacoatiara Big Wave. O evento, que reúne alguns dos melhores big riders do Brasil e do mundo, será realizado em formato de duplas e na modalidade Tow-in, na qual os surfistas são rebocados por jet-skis até as ondas, que podem chegar a seis metros de altura. Fink formará dupla com Alemão de Maresias e, como de costume, chamará atenção por um detalhe inusitado: será o único a encarar o mar desafiador de Itacoatiara usando uma prancha de skimboard.
A participação acontece apenas uma semana depois de um feito histórico. No último domingo (10), nos Estados Unidos, Lucas conquistou seu quinto título mundial de skimboard, ao vencer a 43ª edição da tradicional etapa de Dewey Beach, no estado de Delaware, válida pelo United Skim Tour — o único circuito profissional internacional da modalidade. Com as conquistas de 2019, 2022, 2023, 2024 e agora 2025, Fink se tornou o atleta com mais títulos mundiais na história do esporte.

Além de dominar as competições de skimboard, Fink é também um nome respeitado no universo das ondas gigantes. Ele é o único atleta da história a surfar Nazaré, em Portugal, com uma prancha de skimboard, um feito que lhe rendeu reconhecimento entre os maiores big riders do planeta. Em Itacoatiara, vai dividir o line up com nomes de peso como Lucas Chumbo, Pedro Scooby, Nic Von Rupp, Andrew Cotton, Rodrigo Koxa, entre outros.
“Depois de uma semana muito especial, conquistando meu quinto título mundial, é incrível já ter a oportunidade de encarar outro desafio gigante, desta vez em casa. Surfar Itacoatiara de skimboard é único, exige preparo e coragem, e estar no meio de tantos atletas de alto nível só aumenta a motivação”, afirma Fink. “Vai ser um evento de muita energia, ondas grandes e adrenalina. Estou pronto para dar o meu melhor junto com o Alemão.”
Fonte: Renan Gabriel e Liliane Cavalcante