jorge-1

Foto/Divulgação: Seeduc-RJ

 A Educação de Jovens e Adultos é uma grande chance na busca do sucesso, a partir dos estudos.  As inscrições estão abertas e devem ser realizadas exclusivamente pelo site matriculafacil.rj.gov.br
Exemplos não faltam para provar como o estudo influencia positivamente na vida das pessoas, e um dos casos mais emblemáticos da rede estadual de Ensino é o de Jorge César, hoje com 69 anos. Ele retornou à sala de aula em 2012 e segue realizando seus objetivos. Desde a conclusão do seu ciclo na EJA no Colégio Estadual Moacyr Padilha, ele não parou mais de estudar e hoje leva seus ensinamentos a todos, seja pelo exemplo ou pelo conhecimento adquirido em sua vida e na escola. Esta é mais uma das histórias Educação de Jovens e Adultos, que estão com as inscrições para novos abertas. Os interessados devem acessar o site matriculafacil.rj.gov.br e preencher o cadastro. Ao todo, são mais de 45 mil vagas ofertadas nas escolas da rede estadual de ensino.
—A escola é o portal da transformação e esse modelo promove o desenvolvimento em todas as suas dimensões. Essa é uma oportunidade para promover mudanças significativas e proporcionar uma aprendizagem mais consolidada para todos. A educação proporciona muito mais do que apenas o aprendizado de conteúdos — declarou a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto.
Foto/Divulgação: Seeduc-RJ
A história de Jorge se confunde com a de muitos brasileiros. Nascido em Areal e morador de Três Rios, ele parou de estudar para trabalhar. Na época, ainda não havia ensino noturno. Ficou anos sem estudar, e isso aumentou sua inquietude e vontade de querer mais. E, em um momento muito especial, surgiu a oportunidade deste retorno à sala de aula
– Em 2012, um bate papo com a professora Jane me incentivou retornar aos estudos. Foi através do seu encorajamento dela e da minha esposa e filha que me fizera retomar meus estudos – explicou ele.
As dificuldades não o impediram de querer cada vez mais. Mesmo tendo perdido os comprovantes de suas antigas escolas, ele conseguiu uma vaga na EJA no Colégio Estadual Moacyr Padilha, realizando sua vontade de concluir o Ensino Médio. E isso foi apenas o início.
– Depois desta conclusão do Ensino Médio, não parei mais de estudar. Imediatamente fiz vestibular e ingressei no curso de Bacharel em Teologia Bíblica Interconfessional e também outros cursos nesse período. Em 2023 cursei pela mesma faculdade uma pós-graduação em Aconselhamento Cristão e Capelania e ainda quero muito mais – concluiu o orgulhoso Jorge, certo de que, mesmo com quase 70 anos, ainda tem muita a aprender.
Inscrições para o EJA para novos alunos
A Educação de Jovens e Adultos promove a igualdade de oportunidades e a redução das desigualdades sociais. Muitas pessoas enfrentam dificuldades para concluir seus estudos, seja por questões sociais, econômicas ou pessoais. E o retorno às salas de aula, a partir desta modalidade, devolve aos estudantes a esperança, a partir de duas funções reparadora, equalizadora e qualificadora, que visam a garantir uma oferta de qualidade aos alunos dos mais diversos perfis e faixas etárias
As inscrições para a EJA na rede estadual de Ensino devem ser feitas, exclusivamente, de forma online, pelo site matriculafacil.rj.gov.br. No ato de inscrição, o candidato ou responsável escolher a unidade escolar que deseja e a alocação será feita por ordem de conclusão da inscrição, de acordo com a disponibilidade de vagas. Após esta etapa, o candidato terá sua vaga reservada e receberá a convocação no e-mail informado. Ele, então, deverá comparecer na unidade, conforme os dias sinalizados na conclusão da inscrição, para confirmar a matrícula, ou perderá a reserva da vaga.
Para confirmar a inscrição, o candidato deverá comparecer a escola e apresentar certidão de nascimento ou casamento, identidade e CPF (se possuir). Importante lembrar que todos os documentos devem ser originais. Além disso, o candidato também deverá levar o histórico escolar ou declaração da última unidade em que estudou, constando a série para a qual o aluno está habilitado. Caso o estudante seja menor, o responsável precisará apresentar originais e cópias da identidade e CPF. O comprovante de residência com o mesmo endereço informado na pré-matrícula é exigido em todos os casos. Se faltar algum dos documentos, deverá ser preenchido um Termo de Responsabilidade, fornecido pelo colégio. As unidades escolares funcionam de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 20h, com exceções, podendo funcionar apenas em algum dos três períodos do dia, a depender da região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *