WhatsApp Image 2025-09-01 at 16.31.45

Foto/Divulgação

A Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos de São João de Meriti, em parceria com o Instituto Besouro, concluiu a capacitação da primeira turma do curso de Empreendedorismo Negócios de Orgulho, realizado de 25 a 29 de agosto, na Universidade Estácio de Sá – unidade Vilar dos Teles.
 
Com carga horária de 15 horas presenciais  e 90 dias de consultoria individual, o programa impactou diretamente pessoas LGBTQIA+  oferecendo ferramentas práticas para transformar ideias em negócios viáveis.
A metodologia aplicada, By Necessity, criada pelo Instituto Besouro e já utilizada por milhares de empreendedores no Brasil e no mundo, possibilita que projetos saiam do papel com baixo ou nenhum custo inicial. Durante os cinco dias de aulas presenciais, os participantes aprenderam a estruturar seu negócio em dez etapas simples e acessíveis, que vão desde pesquisa de mercado e definição de produtos até estratégias de marketing, planejamento financeiro e gestão de estoque.
 
Mais do que teoria, os alunos saíram com planos de negócios prontos para serem aplicados imediatamente, fortalecendo sua autonomia e ampliando as perspectivas de geração de renda. “Foi muito gratificante poder proporcionar esse curso a comunidade de São João de Meriti, ver cada participante enxergar o próprio potencial e descobrir caminhos para empreender promovendo inclusão a população LGBTQIA+ com acesso a oportunidades reais de crescimento”, afirma a Secretária de Cidadania e Direitos Humanos de São João de Meriti.
 
 📌 Sobre o Instituto Besouro
 O Instituto Besouro de Fomento Social e Pesquisa é uma organização da sociedade civil dedicada à inovação social, assistência educacional e cultural. Com sede em Porto Alegre (RS) e presença internacional, é considerado uma das maiores referências em fomento ao empreendedorismo na Base da Pirâmide socioeconômica. Sua metodologia By Necessity, desenvolvida por Vinicius Mendes Lima, já capacitou milhares de pessoas a empreender com baixo ou nenhum investimento inicial.

Fonte: Rafael Gomes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *