Caravanas de Formação fazem sucesso entre produtores e artistas. Foto/Divulgação
As “Caravanas de Formação” estão percorrendo dez regiões do estado para levar conhecimento a agentes culturais e fortalecer a Rede Cultura Viva. A mais recente aconteceu em Iguaba. Neste sábado (15), será a vez de Itaocara e, na segunda-feira (17), sempre das 9h às 18h, artistas e produtores culturais da Serra têm encontro marcado no Teatro Afonso Arinos, em Petrópolis. No dia 24, Tanguá recebe o encontro do Leste Fluminense, no Espaço Cultural Ana Maria Gac, na Rua Vereador Manoel de Macedo 1040, no Centro.
A programação gratuita inclui quatro workshops sobre projetos, comunicação, sustentabilidade e acessibilidade, combinando teoria e prática, com 60 vagas. As “Caravanas” incentivam trocas e o aprendizado entre os agentes culturais, buscando reforçar as ações da Cultura Viva e dos Pontos de Cultura no estado. A organização das atividades é do Pontão Gestão Viva 3.0.

“As nossas Caravanas são jornadas de conhecimento e conexões! Esses encontros oferecem capacitação prática para fazedores de cultura, criando novas oportunidades que abrem e ampliam caminhos”, conta Davy Alexandrisky, coordenador do Pontão Gestão Viva 3.0
O Gestão Viva 3.0 é uma realização do Campus Avançado junto ao Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Política Nacional Aldir Blanc.
As “Caravanas de Formação” já passaram por Mendes e Mangaratiba. Também chegarão neste mês a Barra Mansa (18), Rio (19) e Belford Roxo (28), além de São Francisco de Itabapoana, no dia 6 de dezembro. As atividades podem ser acompanhadas nas redes sociais do @pontaogv3.0.
Fonte: Renato Guima

