carro clonado Saquarema - Foto/Divulgação
Agentes da Divisão Anticlonagem da Corregedoria do Detran RJ e policiais da 124ª DP (Saquarema) apreenderam, nesta terça-feira (16/12), em Jaconé, distrito de Saquarema, um carro Ford Fiesta que circulava com as placas clonadas. A irregularidade foi descoberta em um trabalho de inteligência e monitoramento, realizado por agentes e policiais, depois que o veículo se envolveu em acidente de trânsito em Jaconé. Já havia uma restrição preventiva do automóvel por suspeita de clonagem.

O Fiesta e seu condutor foram levados para a 124ª DP, em Saquarema, onde foi feito o registro de ocorrência. O motorista alegou que roubou o veículo recentemente, de um homem de São Pedro da Aldeia, e que desconhecia a clonagem. O carro vai passar pela perícia policial para que seja verificado se, além das placas clonadas, também teve o chassi adulterado.
O bloqueio preventivo foi feito depois que a dona do carro original, que mora em Campos dos Goytacazes, registrou suspeita de clonagem. Ela recebeu uma série de multas por infrações de trânsito cometidas em outros municípios. Nesta terça-feira, antes de abrir o carro clonado, os agentes se certificaram de que o veículo original continua em Campos, na casa do proprietário.
O objetivo é recuperar o chassi original do carro clonado, para descobrir se houve reclamação de furto ou roubo e devolver o carro ao proprietário real. A Corregedoria do Detran vai apurar se houve participação de servidores do órgão em algum ato irregular que teria ajudado na clonagem do automóvel. Esta iniciativa integra as ações contínuas da Corregedoria Externa ao combate à clonagem de veículos no Estado do Rio.
O presidente do Detran RJ, Rodrigo Coelho, disse que o órgão reafirma seu compromisso de atender os cidadãos com lisura e eficiência.
“Nossas equipes estão empenhadas em apurar irregularidades e garantir a legalidade das transações. O Detran não compactua com qualquer ato irregular e combate de maneira firme todo tipo de fraude que possa prejudicar o cidadão”, disse Rodrigo Coelho.
A ação integrada do Detran RJ com a Polícia Civil é importante e reafirma o compromisso do Governo do Estado de promover o trabalho conjunto entre os órgãos no combate ao crime.
Fonte: Detran-RJ
