Foto/Divulgação
O cortejo acontece na segunda-feira (16), às 14h, na Praia da Pitória, em São Pedro da Aldeia
Durante o Carnaval 2026, o Afoxé Fiderioman volta à Aldeia para um cortejo que celebra ancestralidade, música e resistência. A concentração será segunda-feira (16), a partir das 14h, na Praia da Pitória, em São Pedro da Aldeia, e promete envolver moradores e visitantes na energia do axé.
O desfile deste ano traz como destaque as músicas vencedoras do IV Concurso de Música do Afoxé Fiderioman, dedicadas ao Orixá Exú, mensageiro entre os mundos e símbolo de comunicação, movimento e abertura de caminhos. Entre as composições que vão embalar o cortejo estão Exú Mojuba, de Max Oliveira; Sentinela do Axé, de Thiago Pinheiro; e Bará Mojuba, de Alexandre Araújo. O concurso acontece anualmente e tem o objetivo de valorizar a cultura afro-brasileira, estimular a produção musical ligada ao axé e envolver compositores, cantores e produtores da região das Baixadas Litorâneas.

“O cortejo é uma oportunidade de convidar a comunidade a sentir a energia do axé, se conectar com nossas raízes e celebrar a ancestralidade. Esperamos que todos venham viver essa experiência junto com a gente”, convida Jordan Carvalho (Ogan Balogun), diretor e cofundador do grupo.
Este é o quarto ano consecutivo do cortejo, que já se consolidou como uma tradição do Carnaval em São Pedro da Aldeia, um encontro de cultura, música e história viva.
O projeto “Afoxé Fiderioman na Aldeia 2026” é realizado pelo Raio de Ouro, em parceria com o Afoxé Fiderioman e o Ilê Asé Iya Oju Omi, e conta com o patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, por meio do Edital Folia RJ 2026.
Fonte: Ascom

