Foto Divulgação 2

Foto/Divulgação: Alerj

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro aprovou, nesta quinta-feira (05/06), em discussão única, o Projeto de Resolução 40/19, da deputada Renata Souza (PSOL), que concede o Prêmio Dandara à escritora e ativista norte-americana Angela Yvonne Davis. O Prêmio Dandara é uma honraria concedida pelo Parlamento fluminense às mulheres negras que se destacam na defesa da igualdade racial e de gênero.

Ícone internacional na luta antirracista e feminista, Angela Davis será homenageada por sua trajetória de enfrentamento às opressões que atingem de forma estruturante a população negra, sobretudo as mulheres negras.

Na justificativa, a deputada Renata Souza relembrou a importância de premiar referências que inspiram gerações. “Angela Davis é uma das principais vozes que analisam as condições de negros e negras por um viés interseccional, isto é, que se debruça sobre como o racismo, o capitalismo e o sexismo são condições estruturantes nas relações humanas, responsáveis por gerar formas combinadas de opressão”, explicou a autora.

Angela Davis já esteve diversas vezes no Brasil, sempre em diálogo com movimentos de mulheres negras. Autora de diversos livros, ela é também professora emérita da Universidade da Califórnia e figura central na formação de gerações de ativistas em todo o mundo.

Fonte: Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *