Sem título

Foto/Divulgação

Serviço da Secretaria de Assistência Social do Rio agiliza inscrição no CadÚnico e faz parceria com Defensoria Pública e outros órgãos

A comunidade de Rio das Pedras, na Zona Oeste da cidade, recebeu neste sábado, 30/08, a 19ª edição do “CadMóvel Carioca – Conectando a direitos”, serviço itinerante da Secretaria Municipal de Assistência Social do Rio (SMAS) que facilita a obtenção de benefícios sociais como Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica e Auxílio Gás, entre outros. Foram realizados 101 atendimentos: 27 para novas inscrições e 74 para atualização de dados no Cadastro Único (CadÚnico). 

Desta vez, a ação, que aconteceu no Ciep Professor Lauro de Oliveira Lima, ofereceu também serviços do Documenta.Rio – programa da SMAS em parceria com Detran-RJ, Receita Federal e cartórios para aumentar o acesso da população à documentação civil – e teve a participação da Defensoria Pública. Além da primeira emissão e da segunda via de documentos como certidão de nascimento e CPF, a população recebeu orientação jurídica. A partir desta edição do CadMóvel Carioca, que ocorre toda semana, a Defensoria estará presente uma vez a cada mês em um bairro diferente do Rio.

– Ter a Defensoria Pública como parceira no Documenta.Rio vai permitir que a gente amplie a oferta de serviços e a garantia de direitos a quem recorre ao CadMóvel Carioca. Nosso esforço é para tornar esse atendimento cada vez melhor e mais completo – destacou a secretária municipal de Assistência Social, Martha Rocha. 

O atendimento, por sinal, está aprovado. Gilseneia da Silva, manicure de 55 anos, contou que a ação deste sábado lhe permitiu resolver pendências importantes e que enviou a informação para todos os amigos assim que ficou sabendo da visita do CadMóvel.

– Eu trouxe um amigo para resolver as pendências dele e fiz as minhas também, emiti a identidade nova e ainda vou passar pelos atendentes para atualizar meu Cadastro Único – contou a moradora de Rio das Pedras, que ainda reforçou: “Pode vim todo mundo!”.

Desde abril, foram atendidas pelo CadMóvel, para inscrição ou atualização no CadÚnico, 2.942 pessoas. Até hoje, o serviço esteve em Rocha Miranda, Cosmos, Penha Circular, Ilha do Governador, Madureira, Botafogo, Senador Vasconcelos, Mangueira, Engenho Novo, Estácio, Praça da Bandeira, Pavuna, Penha, Santa Cruz, Cidade de Deus, Engenho de Dentro, Padre Miguel, Tijuca e Rio das Pedras. No Instagram da SMAS (https://www.instagram.com/smas.rio/) há informações sobre o calendário das ações.  

Para ser atendido, tanto no caso de inscrição quanto no de atualização de dados do CadÚnico, é importante levar os CPFs de todos os integrantes da família beneficiada, além de apresentar a seguinte documentação original do responsável familiar: documento oficial com foto; CPF; título de eleitor; carteira de trabalho; e comprovante de residência. As senhas para os atendimentos são distribuídas às 9h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *