
Foto/Divulgação

O objetivo é preparar servidores municipais para os desafios e oportunidades trazidos pela nova legislação de licitações e contratos, ampliando a eficiência, a transparência e a legalidade nas contratações públicas. As aulas são ministradas pelo professor André Cavotti, especialista no tema.
Ao todo, 50 servidores de diversas secretarias municipais participam do treinamento, após convocação oficial enviada pela Controladoria Geral. A iniciativa integra o programa de capacitação itinerante da Escola de Contas, que leva os cursos diretamente aos municípios, evitando deslocamentos e otimizando recursos.
A controladora-geral do município, Angélica Wermelinger, destacou a importância da ação para a modernização da gestão pública.
“A nova Lei de Licitações entrou em vigor em 2023, e precisamos garantir que nossos servidores estejam plenamente aptos a atuar nesse novo cenário. Trazer o curso para Itaboraí gera economicidade e praticidade, além de permitir atingir um público maior, sem a necessidade de deslocamentos até a capital. Essa capacitação trará grandes benefícios, tornando nossas compras públicas mais seguras e eficientes”, afirmou a controladora.
O coordenador-geral pedagógico do TCE-RJ, João Paulo Lourenço, ressaltou que a iniciativa representa o compromisso da atual gestão do Tribunal com a qualificação contínua dos órgãos jurisdicionados.
“Este é um tema de altíssima relevância para a administração pública. Estamos trazendo para Itaboraí um docente experiente, que há mais de uma década atua na Escola de Contas. Essa aproximação com os municípios é uma das marcas da gestão do presidente do Tribunal, conselheiro Márcio Pacheco, e do presidente do Conselho Superior da Escola, conselheiro Marcelo Verdini. Sabemos das dificuldades de capacitação e estamos aqui para oferecer suporte e fortalecer a atuação dos servidores municipais”, disse.
A Prefeitura de Itaboraí reafirma seu compromisso com a capacitação permanente de seus quadros, investindo em conhecimento e preparo técnico para garantir mais qualidade e eficiência na prestação de serviços à população.