Sem título

Parte do Jardim Japonês do Horto do Barreto. Foto/Divulgação: Eduardo Carvalho Ascom/Neltur

Niterói com mais de 50% de área ambiental preservada, se destaca por importantes parques  de área verde para passeios, esportes,   entretenimento, que atendem de crianças a idosos, de visitantes a turistas.

Da Zona Norte a Região Oceânica, as opções são o Parque Orla Piratininga Alfredo Sirkis, o Horto de Itaipu, o Parque da Cidade, o Campo de São Bento, o Parque das Águas, o Horto do Fonseca e  o Parque Municipal Palmir Silva, mais conhecido como Horto do Barreto.

Heitor Lins brincando no balanço do parque infantil do Horto do Barreto. Foto/Divulgação: Eduardo Carvalho Ascom/Neltur

Com uma área de 34 mil quadrados,   com variadas opções de lazer, o Parque Municipal Palmir Silva,   é um local muito aprazível frequentado, diariamente, pelos  moradores do bairro e seu entorno, além de visitantes e turistas.

No Horto, um verdadeiro oásis em meio à área urbana, se destacam  o  Jardim Japonês,  o lago com chafariz cheinho de peixes e tartarugas, o parque infantil  e a quadra que atrai pessoas de todas as idades.  

Horto do Barreto. Foto/Divulgação: Eduardo Carvalho Ascom/Neltur

A Neltur – Niterói Empresa de Lazer e Turismo –,destaca o Horto como um dos lugares mais  importantes  da Zona Norte , principalmente para quem gosta de natureza e boas práticas esportivas e de lazer.

O casal de avôs, Vicente Martins e Ana Maria, costumam sempre passear no Horto com o netinho, Vicente, na parte da manhã, mas especialmente nesta última quarta-feira (30/7), foram à tarde levá-lo para curtirem o local, que frequentam diariamente, visto que são moradores do bairro.

Horto do Barreto. Foto/Divulgação: Eduardo Carvalho Ascom/Neltur

“Hoje não viemos pela manhã, como de costume, mas agora à tarde estamos aqui pra trazermos nosso neto. Vicente gosta muito daqui, ficamos admirando com ele os peixes do lago, damos voltas por aqui para ele se distrair com os peixes, tem bastante pessoas que gostam daqui como nós. Aqui é um espaço que a gente relaxa, trás as crianças, ficamos despreocupados, tem sempre guarda alí, nos sentimos seguros também”, afirmou o Sr. Evaristo.

Marcela Lins, Pedagoga, moradora de Neves, em São Gonçalo, sempre frequenta o Horto do Barreto também, para levar o filho Heitor, que se diverte muito lá.

“Acho esse espaço aqui muito bom para as crianças brincarem, gosto bastante. Acho  muito importante ter um local como esse numa cidade, e sinto muita falta de um semelhante na minha cidade, por isso sempre que posso venho pra cá. Não conheço lá um espaço como este e, como aqui fica mais perto pra nós, venho aqui e trago o Heitor, hoje aproveitamos que já estamos  na última semana das férias dele”, falou Marcela.

Paulo Roberto Fernandes, Diretor do Horto do Barreto, afirmou que no período de férias, diariamente, uma média de 200 crianças frequentaram o espaço, aproveitando os atrativos do Horto mas que o local é frequentado por todas as faixas etárias. Ele lembrou, ainda,  do projeto Parabéns, que proporciona a utilização de um dos espaços para realização de festas, chás de bebês,  mediante inscrição prévia, gratuitamente, na Secretaria do Horto.

Serviço

Horto Municipal Palmir Silva – Rua Pres. Craveiro Lopes, 98, Barreto, Niterói – RJ

Horário – das 7h às 18h, de 2ª a 6ª feira, sábados, domingos e feriados, sendo que o Jardim Japonês fecha às 17h e, às 4as feiras o Jardim não abre, pois necessita de serviço de manutenção

Secretaria funciona de 2ª a 6ª feira, das 9h às 18h. As inscrições, gratuitas, para quem quiser utilizar um dos espaços para realização de festas  devem serem feitas com 30 dias de antecedência da data da festa.

Fonte: Ascom 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *