IMG_8194

Foto/Divulgaçao: Lara Shupingahua / Jovem Repórter Seeduc-RJ

Passeio cultural faz parte da programação especial da cobertura jornalística do Brics
“Foi tudo inesquecível. Sem dúvida, ser uma jovem repórter está mudando minha vida. Estou conhecendo pessoas e lugares incríveis como o Cristo Redentor.” Com estas palavras, Brenda Cabral, aluna do Ciep Filinto Muller Brasil-China, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, se prepara para dar início à cobertura jornalística do Brics, ao lado de seis colegas da rede estadual que, pela primeira vez, visitaram uma das sete maravilhas do mundo moderno, no último sábado (05/07).
O passeio foi realizado por meio de uma parceria entre as secretarias de Estado de Educação e de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, a fim de ampliar a vivência cultural dos participantes ao longo do projeto Jovem Repórter.
— Foi um sonho, viver isso junto com minha mãe torna a experiência mais marcante. Além disso, estar ao lado de outros jovens repórteres só mostra como esse projeto é diferenciado e importante, pois possibilita oportunidades marcantes para a nossa vida — contou Thiago Fernandes, estudante do Ciep 117 – Intercultural Brasil-Estados Unidos, em Nova Iguaçu.
Myrian Medeiros, subsecretária de Planejamento e Ações Estratégicas da Seeduc-RJ,  destacou a participação pedagógica dos alunos em atividades culturais e eventos importantes. 

— Nossos jovens merecem viver experiências maravilhosas e inesquecíveis como essa, que é fundamental para a política de vários países. Costumo dizer que o que eles vivem na escola ficará marcado na memória de cada um para sempre — disse a subsecretária.
Cobertura da Cúpula dos Líderes do Brics 2025
Entre os dias 6 e 7 de julho, alunos da rede estadual da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ), integrantes do Programa Jovem Repórter, vão realizar a cobertura jornalística da Cúpula dos Líderes do Brics 2025. Os estudantes são das Interculturais Brasil-Rússia e China, entre outras unidades, que fazem parte do grupo formado por 11 países-membros. O evento, de dimensão internacional, será realizado no Museu de Arte Moderna (MAM), no Rio de Janeiro, e reunirá autoridades para debater o cenário geopolítico global. Mais uma vez, os jovens repórteres da Seeduc, que participaram do G20, no ano passado, terão a oportunidade de atuar e aprender ao lado de jornalistas de diversas partes do mundo.
A iniciativa, realizada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio das Secretarias de Educação e da Casa Civil, possibilita que estudantes, que têm no currículo o estudo de línguas estrangeiras e de culturas de outros países, vivam a experiência de atuar como produtores de conteúdo para diversas mídias, além de cobrir eventos oficiais como verdadeiros repórteres.
— É um orgulho, termos a participação dos nossos estudantes atuando ao lado de profissionais de comunicação do mundo todo neste evento tão importante, que, com certeza, será um divisor de águas no projeto de vida de cada um deles — enfatizou a secretária de Educação, Roberta Barreto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *