unnamed - 2026-06-24T115516.040

Foto/divulgação: Erick Quintanilha

O Estado do Rio de Janeiro poderá passar a contar com uma campanha de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) em adultos e idosos, com foco na importância do diagnóstico tardio. É o que prevê o Projeto de Lei 4.068/24, de autoria dos deputados Fred Pacheco e Thiago Gagliasso, ambos do PL, que foi aprovado, em primeira discussão, pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), nesta terça-feira (23/06). A medida ainda precisa passar por uma segunda votação na Casa.

A proposta altera a Lei 9.395/21, que estabelece a Política Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, e prevê a produção de material informativo com orientações para identificação dos sinais mais frequentes do TEA em adultos e idosos, com destaque para o encaminhamento a tratamento médico especializado.

Para o deputado Fred Pacheco, a falta de um diagnóstico precoce gera impactos significativos na vida social, profissional, educacional e emocional do indivíduo, além de comprometer a qualidade de vida. “Sem o reconhecimento adequado do transtorno, adultos e idosos frequentemente enfrentam quadros de ansiedade, depressão e isolamento social, muitas vezes sem acesso ao suporte necessário para promover sua inclusão e bem-estar”, afirma o parlamentar.

Fonte: Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *