Foto Divulgação
Diante da expectativa de receber pelo menos meio milhão de turistas estrangeiros, dos 8 milhões de foliões esperados até o fim do Carnaval, o Governo do Estado intensificou o esquema de segurança voltado aos visitantes de outros países neste período. A Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (Deat) recebeu reforço para agilizar possíveis atendimentos, enquanto o Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur), da Polícia Militar, aumentou seu efetivo em áreas de grande circulação, com policiais capacitados para interagir em diferentes idiomas.
-O nosso estado, especialmente a Capital, é um dos principais cartões-postais do país e um dos principais destinos escolhidos por visitantes do mundo inteiro. Nosso compromisso é garantir que cada turista se sinta seguro e bem atendido, seja presencialmente ou pelos canais digitais, para que aproveitem o Carnaval com tranquilidade – destaca o governador Cláudio Castro.

Para maior comodidade, o Estado disponibiliza atendimento por canais digitais. O aplicativo 190RJ, por exemplo, pode ser acessado em pelo menos sete idiomas — português, inglês, espanhol, italiano, alemão, japonês e chinês — facilitando o acionamento rápido da polícia por turistas estrangeiros. Também é possível registrar ocorrências pela Delegacia Online da Polícia Civil.
Para atender turistas estrangeiros, a Secretaria de Segurança montou um esquema especial para o Carnaval. Além da Sapucaí, que conta com o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM) e até uma delegacia temporária, com policiais bilíngues, está em atividade o BPTur, com equipes de policiamento em pontos estratégicos, como no Trem do Corcovado, nas Paineiras, no Mirante Dona Marta, Parque Bondinho do Pão de Açúcar, nos aeroportos Santos Dumont e Internacional do Rio de Janeiro, na Rodoviária do Rio, no Boulevard Olímpico, na Vista Chinesa/Mesa do Imperador e nos Arcos da Lapa.
O BPTur também mantém postos em Angra dos Reis e Miguel Pereira, no Sul do Estado. O batalhão é responsável pelo policiamento ostensivo exclusivo em áreas de grande fluxo turístico, reforçando a presença do Estado nos principais cartões-postais e garantindo apoio rápido aos visitantes durante toda a folia. As operações podem se estender até o próximo sábado, uma vez que 40% dos turistas estrangeiros que visitam o Estado neste período permanecem em solo fluminense por mais alguns dias.
Reforço também no interior
Em todo o Estado, 26 mil agentes entre policiais militares, civis, bombeiros e equipes do Segurança Presente, já estão atuando no Carnaval. Parte desse efetivo foi direcionado diretamente ao atendimento de visitantes, principalmente de outras nacionalidades. Eles também estão nos pontos turísticos, aeroportos, rodoviárias, portos, nos pontos de concentração de foliões e junto ao comércio e rede hoteleira.

Nas cidades litorâneas que concentram grande fluxo de visitantes — como Paraty, Angra dos Reis, Niterói, Maricá, Saquarema, Cabo Frio, Búzios, Arraial do Cabo, Rio das Ostras, Macaé e São João da Barra — o policiamento também será intensificado.
Além da presença ostensiva, o estado aposta em tecnologia de ponta para ampliar a segurança dos foliões. Há videomonitoramento com câmeras de reconhecimento facial e leitura de placas, drones, viaturas com câmeras embarcadas e transmissão de imagens em tempo real para o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). O aplicativo iPol permitirá consultas de dados de pessoas e veículos durante as ações operacionais.
BPTur : Nova base já em funcionamento na Região do Lagos
O BPTur segue expandindo sua atuação no interior do estado e inaugurou, no último dia 10, um novo Destacamento de Polícia de Turismo na Praia do Peró, em Cabo Frio. A unidade é a terceira do batalhão fora da capital — as outras funcionam em Miguel Pereira e Angra dos Reis.
Considerada estratégica para o Carnaval, a Região dos Lagos terá esquema especial de segurança coordenado pelo 25º BPM (Cabo Frio), responsável por sete municípios. O planejamento prevê o emprego de 2.200 policiais e cerca de 150 viaturas, além de motocicletas, patrulhamento a pé e quadriciclos para áreas de difícil acesso.
Dicas de segurança
Com base nas orientações da operação especial montada pelo estado para este Carnaval, as principais recomendações para quem vem curtir a festa são:
– Dar preferência ao transporte público, que terá funcionamento ampliado e operação 24 horas em metrô e trens durante o período;
– Planejar o deslocamento com antecedência, observando as estações indicadas para acesso ao Sambódromo;
– Manter documentos e objetos de valor guardados em locais seguros e evitar ostentação;
– Em caso de emergência, procurar imediatamente policiais do BPTur, bases do Segurança Presente ou as equipes posicionadas nos grandes eventos;
– Para mulheres, utilizar a rede de apoio divulgada na campanha “Não é Não! Respeite a decisão”, com equipes especializadas atuando nos principais pontos de concentração de foliões em todo Estado.

