
Semana de Valorização da Educação de Jovens e Adultos movimenta escolas de Itaboraí - Foto/Divulgação
A Semana de Valorização da Educação de Jovens e Adultos (Semana VEJA) está mobilizando a rede municipal de ensino de Itaboraí com uma programação especial que reforça o papel transformador da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município. Realizada entre os dias 07 e 12/07, a iniciativa envolve 16 unidades escolares que ofertam EJA, com atividades voltadas ao protagonismo dos estudantes e à valorização da diversidade.
Nesta quarta-feira (09/07), a Escola Municipal Marly Cid, no bairro Nancilândia, foi destaque na programação com um momento de integração entre os alunos e uma palestra com o tema “Educação Antirracista e Indígena na EJA”, ministrada pelo professor Peter Rosa, da rede municipal de ensino. A fala abordou, de forma sensível e provocadora, os caminhos possíveis para uma educação mais inclusiva e consciente das diferenças étnico-raciais.
“A Semana VEJA é um momento de escuta, de troca e de pertencimento. Ver as escolas mobilizadas, os alunos participando com entusiasmo e os professores conduzindo essas ações com tanto carinho nos mostra que estamos no caminho certo: o caminho da transformação social por meio do conhecimento”, reforçou o secretário municipal de Educação, Mauricilio Rodrigues.
Respeitando a temática de 2025 da rede municipal de ensino do município, “Itaboraí cuida do planeta e respeita as diferenças”, a Semana VEJA promove uma série de rodas de conversa, exposições de trabalhos dos alunos, apresentações culturais e debates sobre os desafios e potências da Educação de Jovens e Adultos.

“Falar da Educação de Jovens e Adultos é falar da garantia do direito a uma educação de qualidade e reparadora. A Semana VEJA é um convite para que todos os estudantes ocupem seus espaços e compartilhem suas trajetórias como protagonistas”, declarou Raquel Alves, coordenadora da Educação de Jovens e Adultos do município de Itaboraí.
Natália Dutra, de 30 anos, aluna da EJA presente na palestra, comentou a expectativa para os próximos dias.
“Eu espero que essa semana a gente aprenda bastante coisas sobre culturas, sobre tradições, e creio que a gente leva isso mais à frente”, expressou a cuidadora de idosos.
A Semana VEJA segue até o próximo sábado (12/07), levando para diferentes escolas da rede uma programação que une educação, respeito e transformação social.
Fonte: Prefeitura de Itaboraí