Foto/Divulgação: Lipe Borges
Bloco ocupa a Fundição Progresso no pré-Carnaval nos dias 18 e 25/1 e 1/2
Em 2026, o grupo levará para as ruas o tema “Cabe todo mundo no mundo: nenhum povo vai ficar de fora”, um chamado coletivo em prol da tolerância e da celebração das diferentes identidades e culturas
RIO DE JANEIRO- A Fundição Progresso recebe, a partir desta semana, os ensaios abertos da Orquestra Voadora para o Carnaval 2026. Referência na cena cultural do Rio de Janeiro, o bloco inicia sua programação com três encontros especiais, sempre aos domingos, nos dias 18 e 25 de janeiro e 1º de fevereiro, abrindo alas para o cortejo que tomará as ruas no próximo Carnaval.

O evento acontecerá sempre das 15h30 às 19h e terá entrada gratuita até as 16h30, reforçando o compromisso de promover cultura e acesso ao lazer de forma inclusiva. Nesta edição, a Orquestra dá início à preparação para o Carnaval 2026, trazendo ao público um aperitivo do cortejo e das experimentações musicais que irão ocupar as ruas em fevereiro. Como já é tradição, os encontros unem sopros potentes, percussão pulsante e a energia contagiante que transformou o bloco em um dos mais queridos da cidade, reunindo foliões de todas as idades para celebrar a criatividade e a força da música urbana brasileira.
Os ensaios também reafirmam a relação histórica da Orquestra com a Fundição Progresso, casa que abriga artistas, coletivos e blocos durante todo o ano e que, no verão, se transforma em um dos principais polos culturais e carnavalescos da cidade.

Em 2026, o Manifesto de Carnaval da Orquestra Voadora é intitulado “Cabe todo mundo no mundo” e apresenta-se como um grito urgente de resistência e humanidade diante de um cenário global marcado pela repetição de erros históricos e pelo avanço da intolerância. Ao proclamar que nenhum povo vai ficar de fora, o grupo transforma seu tradicional estandarte em um símbolo de combate à intolerância, ao fascismo e ao pensamento colonial, defendendo que a diversidade de culturas não deve ser vista como uma ameaça, mas como a maior riqueza da nossa espécie. Para a Orquestra, o Carnaval transcende a ideia de uma simples festividade temática para se tornar um imperativo de sobrevivência e uma ferramenta de construção massiva de empatia, utilizando o território democrático da rua para expandir o asfalto e permitir a coexistência de todas as identidades.

Nascida em 2008 no Aterro do Flamengo, a Orquestra Voadora destaca que, enquanto os conflitos e as fronteiras buscam o isolamento, o cortejo funciona como a antítese da guerra, unindo diferentes identidades e ancestralidades em um coro potente que celebra a existência mútua. Através de práticas concretas de acessibilidade e de um compromisso inegociável com a democratização do espaço público, o bloco convida o público a construir, juntos, um refúgio onde a rua é de todos e o mundo também precisa ser um lugar onde o abraço colorido substitua definitivamente qualquer muro.
SERVIÇO
Ensaios Abertos da Orquestra Voadora – Verão 2026
Datas: 18 e 25 de janeiro, e 1º de fevereiro
Horário: 15h30 às 19h
Local: Fundição Progresso — Rua dos Arcos, 24, Lapa
Entrada: Gratuita até 16h30; após esse horário, retirada de ingresso na bilheteria ou venda pelo site www.fundicaoprogresso.com.br
Ingressos: A partir de R$ 30,00 (meia solidária)
Classificação: Livre
Cortejo do Carnaval 2026
Data: 17/02/2026
Horário: Concentração às 14h; saída às 16h
Local: Pista do Aterro do Flamengo (sentido Centro da cidade)
Fonte: Ana Victória
