
Foto/Divulgação
O País alcançou em dois anos de gestão o menor índice de lares com insegurança alimentar grave no país. Confira estas e outras notícias que marcaram a semana
A semana começou com um novo passo na relação entre Brasil e Estados Unidos. O presidente Lula conversou, por telefone, com o presidente americano, Donald Trump. Os dois líderes falaram sobre economia e também sobre as tarifas às exportações brasileiras. Lula pediu a Trump que as sobretaxas sejam retiradas.
Também nesta semana, o ministro Mauro Vieira, das Relações Exteriores, conversou, por telefone, com o Secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio. Eles falaram de um encontro presencial, em data a ser definida, para tratar das questões econômico-comerciais entre os dois países, conforme definido pelos presidentes Lula e Donald Trump. O encontro deverá acontecer em Washington, nos Estados Unidos.
Confira o programa especial Semana Gov:

O presidente anunciou um novo modelo de crédito imobiliário. A medida moderniza o Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), amplia a oferta de crédito habitacional e garante maior acesso da classe média ao financiamento da casa própria, fortalecendo o setor da construção civil e a geração de empregos. Uma das mudanças é no valor máximo do imóvel financiado pelo Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo, que passa de R$ 1,5 milhão para R$ 2,25 milhões. Segundo o presidente Lula, as políticas de redução do déficit habitacional são importantes para ajudar as pessoas a subirem um degrau na classe social.
As coisas acontecem nesse país quando você tem um governo que tem vontade de ouvir e, ao ouvir, tem vontade de fazer as coisas andarem para frente. A necessidade é continuar fazendo política de inclusão social, para que as subam na escala social, e a gente crie uma sociedade de classe média”, destacou o presidente.
O FGTS terá novas regras para o saque-aniversário. As mudanças no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço estabelecem limites para a quantidade de operações, o prazo das antecipações, e os valores. A ideia é dar mais segurança ao trabalhador. As medidas passam a valer a partir de novembro.
O Brasil atingiu o menor patamar de insegurança alimentar da história! De acordo com o IBGE, 8,8 milhões de pessoas foram incluídas na segurança alimentar, e 2 milhões saíram da situação de fome no último ano. A proporção de domicílios em insegurança alimentar grave caiu para 3,2% em apenas dois anos de governo. Houve redução da fome nas áreas rurais e urbanas, e em todas as regiões do país. Além disso, os outros dois níveis de insegurança alimentar – leve e moderada – também reduziram.
Estamos vencendo a maior de todas as injustiças: a fome. Minha obsessão é que ninguém mais passe fome no país. E não sossegarei enquanto não atingir esse objetivo”, afirmou Lula.
Garantindo segurança energética, o presidente Lula sancionou o projeto de lei que garante conta de luz de graça para mais de 60 milhões de brasileiros. Além disso, outros 55 milhões de pessoas terão descontos nas tarifas. É o programa Luz do Povo!
E ainda falando em dignidade, a partir de agora todas as favelas e comunidades urbanas do Brasil terão um código postal de identificação. É o programa CEP para Todos, que garante mais cidadania e amplia o acesso a serviços públicos e programas sociais.
O Governo do Brasil está retomando os investimentos na indústria naval. O presidente Lula visitou Maragogipe, na Bahia, e anunciou a construção de novas embarcações no estaleiro da cidade, que estava paralisado há 10 anos. A Petrobras também informou que as Fábricas de Fertilizantes Nitrogenados da Bahia e de Sergipe vão voltar a operar ainda este ano, o que vai ajudar a garantir a oferta de adubos fundamentais para a produção de alimentos no país.
Ainda na Bahia, o presidente Lula acompanhou a inauguração da nova fábrica da BYD. A montadora, em Camaçari, é a maior da empresa fora da Ásia, e tem potencial de gerar 20 mil empregos diretos e indiretos.
Mais de 50 pessoas foram presas em flagrante durante uma operação de combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes, realizada pela Polícia Federal, em parceria com as polícias civis dos estados.
Na área de saúde, o presidente Lula sancionou a Lei do Agora Tem Especialistas. O programa amplia o número de médicos especialistas nas regiões mais remotas e tem a meta de reduzir o tempo de espera por atendimento no SUS.
Fonte: AgênciaGov e EBC