Obra matriz Ciro Fernandes Site_ArtRio_2025

Obra matriz Ciro Fernandes Site_ArtRio_2025 - Foto/Divulgção

Terceira edição do clube traz esculturas de Ratinho e xilogravura inédita de Ciro Fernandes

 

A terceira edição do Clube de Colecionadores do Museu do Pontal será lançada na ArtRio (10 e 14 de setembro), onde a instituição estará presente no Pavilhão MAR. Dois artistas populares são as estrelas da vez: Ratinho, escultor pernambucano atuante no Alto do Moura, em Caruaru; e Ciro Fernandes, mestre da xilogravura, nascido na Paraíba e radicado no Rio de Janeiro. Cada colecionador irá adquirir um conjunto exclusivo, formado por uma escultura de Ratinho e uma xilogravura inédita de Ciro Fernandes. Algumas obras estarão em exposição no estande do museu na ArtRio, enquanto no Museu do Pontal o público poderá conferir outras criações de Ratinho na mostra individual Ratinho e seus monstros de barro, inaugurada em julho.

Clube de Colecionadores do Museu do Pontal, lançado em 2023, é o primeiro do Brasil formado exclusivamente por obras de artistas populares contemporâneos. Seus objetivos são apoiar a produção desses criadores, promover a difusão da arte brasileira e estimular o colecionismo.

Este ano serão oferecidos apenas 20 conjuntos, ao preço de R$ 3.500 cada. Ao aderir ao Clube de Colecionadores do Museu do Pontal é possível levar para casa obras exclusivas e ajudar a dar visibilidade aos artistas populares, tão essenciais para a compreensão do Brasil e de sua cultura. 

 

Obra Ratinhho 4_ArtRio_2025 – Foto/Divulgação

Além do conjunto único de obras, os compradores terão acesso a uma série de benefícios pelo período de um ano, como desconto de 10% na aquisição de novas edições; período exclusivo para compra antecipada de novas edições do Clube e desconto de 10% na loja do Museu do Pontal. Os valores arrecadados serão utilizados exclusivamente para remunerar os artistas e cobrir os custos operacionais do Clube.  Estes recursos não se destinam ao Museu do Pontal.

 

Obra Ciro Fernandes Site_ArtRio_2025 – Foto/Divulgação

O Museu do Pontal, por meio da lei federal de incentivo à Cultura, tem a Shell como patrocinador master, o Instituto Cultural Vale como patrocinador estratégico, e como patronos Repsol Sinopec Brasil, Ternium, Tenaris e Itaú, além da Prefeitura do Rio.

 Fonte: Renata – Museu do Pontal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *