
Itaboraí encerra a 1ª edição do Belaitalia Fest com pedal, cultura, gastronomia e emoção - Foto/Divulgação

O domingo começou cedo com o Pedal Belaitalia, que reuniu dezenas de ciclistas em um trajeto de aproximadamente três quilômetros. O percurso teve início na Praça Marechal Floriano Peixoto, passando pelas ruas Salvador de Mendonça, João Augusto Andrade, Januário Caffaro, Desembargador Ferreira Pinto, Praça do Jardim Imperial e retornando pela rua Promotor Ciro Olímpio, finalizando na praça central da cidade. Um momento de integração, saúde e lazer que levou movimento e alegria às ruas de Itaboraí.
Além do pedal, o último dia de evento também contou com a continuidade da exposição de fotos e objetos italianos na Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres, além da Praça da Gastronomia Italiana, que mais uma vez atraiu o público com pratos típicos da culinária da Itália.
Para o secretário municipal de Turismo e Eventos, José Carlos Cobra, o Belaitalia Fest superou as expectativas e abre caminho para novas edições.
“Encerramos este evento com o sentimento de dever cumprido e coração cheio de gratidão. O Belaitalia Fest mostrou o quanto Itaboraí tem potencial para se firmar como referência em eventos culturais e turísticos. O público abraçou o festival, as atrações encantaram e a cidade respirou cultura e alegria. Nosso compromisso é seguir investindo em iniciativas como essa, que geram movimentação econômica, valorizam a cultura e fortalecem nossa identidade como um município acolhedor e vibrante” disse o secretário.
Quem também aprovou a iniciativa foi Sônia de Oliveira, de 46 anos, moradora de Venda das Pedras, que participou da programação no sábado e no domingo.

“Eu nunca tinha visto um evento tão bonito aqui em Itaboraí, com tanta organização e coisa boa pra gente curtir. Vim com minha família e amamos tudo, desde a comida até as apresentações. Que venham mais festas assim! Itaboraí merece”, disse a autônoma.
A abertura oficial aconteceu na sexta-feira (25/07), com a inauguração da exposição de fotos e objetos italianos na Casa de Cultura, resgatando memórias e fortalecendo os laços culturais entre Brasil e Itália.
No sábado (26/07), o público foi presenteado com uma programação artística, incluindo a esquete teatral “Funiculì Funiculà”, uma vibrante apresentação de dança folclórica italiana com o grupo Nostra Famiglia, de Petrópolis, e o emocionante concerto com os artistas Liza e Paolo, que emocionaram o público com canções clássicas italianas. A noite foi encerrada com DJ Sets embalando a praça com um mix de músicas italianas, nacionais e internacionais.
O sucesso da 1ª edição do Belaitalia Fest reforça o compromisso da Prefeitura de Itaboraí com a promoção da cultura, do lazer e do turismo como ferramentas de desenvolvimento e valorização da identidade local. A expectativa é que o festival entre para o calendário anual de eventos da cidade, crescendo ainda mais nas próximas edições.