
Itaboraí celebra ‘Um Dia no Parque’ no Parque Paleontológico de São José - Foto/Divulgação
A iniciativa integra a campanha coordenada nacionalmente pela Coalizão Pró-UCs e Rede Pró-Unidades de Conservação, com o tema “Protegendo o que nos conecta”, e mobilizou o município com atividades de educação ambiental e valorização do patrimônio natural e geológico local.
A programação oficial incluiu uma trilha paleontológica guiada, voltada para todos os públicos, com caminhada leve pelas trilhas do parque e observação de fósseis com cerca de 57 milhões de anos. Também houve visita mediada ao museu, com exposições sobre a história natural da região, reforçando o compromisso da cidade com a preservação ambiental.
“Estamos felizes em ver tantas pessoas reunidas neste espaço que é um orgulho para Itaboraí. O parque é mais do que uma área verde, é um museu a céu aberto que carrega a nossa história natural e promove consciência ambiental”, destacou Alyne Saldanha, secretária de Meio Ambiente e Urbanismo.

“A ideia dessa atividade é concentrar principalmente a população de Itaboraí e mostrar a importância desse local ambientalmente, geologicamente e paleontologicamente, que é de uma relevância ímpar. Aqui temos fósseis de cerca de 57 milhões de anos, além de rochas de calcário travertino que têm despertado interesse até para estudos ligados ao pré-sal. Também encontramos artefatos do homem pré-histórico. É um lugar único, e queremos que a população se aproprie desse patrimônio”, afirmou o paleontólogo e gestor do parque, Luís Otávio Castro.
A ação foi promovida pelas Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMAU), Esporte e Lazer (SEMEL), e Turismo e Eventos (SEMTUR), com apoio da sociedade civil e participação ativa da população.
Presente no evento, a moradora de Manilha, Cristina Souza, de 40 anos, aproveitou a manhã com a família.
“Eu amei o passeio! Está tudo muito bem organizado. Nós viemos pedalando e recebemos assistência do início do trajeto até nossa chegada. Estou acompanhada da minha família, trazendo-os pela primeira vez para conhecerem um pouco das riquezas da nossa cidade”, expressou a professora.

Com atividades simultâneas em todo o Brasil, a campanha ‘Um Dia no Parque’ reforça a importância das Unidades de Conservação como espaços essenciais para o bem-estar, a educação e a proteção da biodiversidade.