Medalha na Câmara - Foto/Divulgação: Guto Rodriguez

A moção marca o reconhecimento a anos de dedicação da comunidade escolar, que ganhou novo impulso nos últimos três anos a partir dos investimentos da Secretaria Municipal de Educação em equipamentos, formação e incentivo à participação em competições. Desde então, a João Brazil acumula resultados expressivos nas etapas regional, estadual e nacional da OBR.
“Ver uma escola pública de Niterói entre as melhores do país em uma competição desse porte é motivo de profundo orgulho. A João Brazil mostra, mais uma vez, que quando a educação oferece oportunidades, o talento dos nossos estudantes floresce. Fizemos investimentos importantes em equipamentos para que eles tivessem melhores condições nas competições e estamos ampliando esse trabalho para toda a rede por meio do Clube Maker, inaugurado recentemente no Centro de Formação Darcy Ribeiro”, afirmou o secretário municipal de Educação, Bira Marques.
A OBR é a maior competição de robótica da América Latina, reunindo cerca de 2,8 mil equipes de escolas públicas e privadas de todo o país. Para chegar à fase nacional, os estudantes da João Brazil venceram as etapas regional e estadual, demonstrando alto desempenho técnico, capacidade de resolução de problemas, trabalho em equipe e liderança estudantil, além de conquistarem bolsas de Iniciação Científica Júnior (ICJ/CNPq).

A iniciativa, proposta pelo vereador Rodrigo Farah, reconhece a trajetória de excelência da unidade, que vem se destacando nacionalmente ao transformar inovação, criatividade e pesquisa em práticas pedagógicas que ampliam o protagonismo estudantil.
Em 2024, a escola ficou entre as dez melhores do Brasil na Modalidade Artística e alcançou o 11º lugar nacional na Modalidade Resgate. Em 2025, repetiu o desempenho de destaque, conquistando o 8º lugar nacional no Resgate Nível I e reafirmando-se entre as melhores do país. A João Brazil também vem obtendo resultados expressivos em outras competições, como o Torneio Juvenil de Robótica, Cybertown e eventos da FAETEC, com premiações em Resgate no Plano, Dança com Robôs e Resgate de Alto Risco.
“A robótica é muito importante para mim por causa de um sonho que eu tenho, que é conhecer outros lugares, e a robótica está me proporcionando isso. Hoje, por exemplo, estamos na Câmara Municipal, e no futuro posso ir ainda mais longe. E isso só acontece porque estou na escola pública”, declarou o estudante homenageado Théo Alexandre.
“Estamos muito felizes com essa homenagem. Sou grato pelo reconhecimento e pelo apoio que a Secretaria tem dado. Esse foi um dos melhores anos da robótica na escola, porque tivemos muito suporte com equipamentos e com as viagens para as competições. Vamos continuar dando o nosso melhor”, afirmou Rafael Mendes, capitão de equipe.
A trajetória da João Brazil tem inspirado novos projetos na Rede Municipal, como o Clube Maker, inaugurado recentemente no Centro de Formação Darcy Ribeiro, no Barreto, ampliando o acesso à robótica para estudantes de todas as unidades.
“Nós estamos muito felizes e emocionados. As crianças merecem muito. Esse trabalho começou e se intensificou desde 2023, e as equipes têm podido treinar, criar robôs, estudar e competir. O reconhecimento da Câmara é essencial para motivar ainda mais nossos estudantes”, destacou a professora Evelyn Crespo, treinadora das equipes e também homenageada.
