ciep464-1

Foto/Divulgação: Seeduc-RJ

“Gincana Estudantil – Saberes, Talentos e Solidariedade” no Ciep E>Tec 464 Admar Ferreira de Medeiros uniu ações pedagógicas e caridade, levando esperança para os que mais precisam
 
Uma aula prática de solidariedade, que vai mudar a vida de muita gente. Durante o mês de agosto, uma ação muito especial aconteceu no Ciep E>Tec 464 Admar Ferreira de Medeiros, de Cardoso Moreira, no Norte Fluminense: a “Gincana Estudantil – Saberes, Talentos e Solidariedade”, unindo pedagogia e assistência, ajudando aos que mais precisam e dando uma lição para todos, mostrando que o simples pode mudar a vida de muitas pessoas. A atividade, que ocorreu no dia 15 de agosto, arrecadou mais de 5 mil produtos de higiene e limpeza, que foram doados para o Asilo e Casa de Repouso Padre Geraldo Gualandi, em Itaperuna e a Comunidade Bethânia, de Italva.
– Nossa gincana estudantil teve com foco a solidariedade e a amizade, e todas as equipes deram o seu melhor para arrecadar itens de higiene pessoal para serem distribuídas e doadas para casas de caridade, que trabalham com pessoas em situação de vulnerabilidade. Os alunos arrecadaram no comércio local e em toda a comunidade escolar. Essa ação demonstrou que a gente pode fazer muito mais, que juntos somos fortes, e que a educação vai muito além dos muros da escola – comentou a coordenadora pedagógica Débora Mothé.
Para esta atividade, a escola separou os estudantes em três equipes: a Ordem da Fênix, os Titãs e o Time Rex. E eles não apenas cumpriram a tarefa como superaram todas as expectativas iniciais dos organizadores da competição.
– Foi incrível perceber como, quando cada um ajuda com pouco, conseguimos juntos fazer uma grande diferença. Esta ação nos mostrou que solidariedade vai muito além de doações. Cada contribuição representa um gesto de carinho e cuidado com o próximo, reforçando o verdadeiro sentido de comunidade. Participar nos fez entender que pequenos gestos têm um impacto enorme e que juntos podemos transformar a realidade de muitas pessoas. Foi um momento de aprendizado, empatia e de ver que nossa escola não é só um lugar de estudos, mas também de cuidado e partilha – afirmou Victória Carvalho Cabreira, aluna da turma 702.
A gincana atraiu muitos estudantes da unidade e mobilizou famílias e funcionários, que mostraram muito empenho e alegria em participar deste projeto. E o dia também foi marcado por encenações de momentos históricos, a partir de esquetes teatrais, com os temas como a Independência do Brasil, a Revolução Francesa e também para uma importante reflexão sobre a discriminação social.
– A participação dos alunos na gincana foi simplesmente encantadora. Eles demonstraram uma entrega especial na atuação artística, revelando sensibilidade e presença de palco. Toda a comunidade nos apoiou e abraçou a causa. Estou muito feliz e grata por proporcionar e espalhar amor a quem mais necessita! Essas doações farão toda a diferença nas obras sociais da nossa região – destacou a professora de Arte da unidade, Sabrina Aguiar.
Foto/Divulgação: Seeduc-RJ
Este tipo de acontecimento vem de encontro aos grandes objetivos da Seeduc-RJ, provando que a Educação é muito mais do que o conteúdo apresentado nas salas de aula. Para a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto, iniciativas como essas provam o quanto atitudes e valores podem formar pessoas melhores na execução de seus projetos de vida.
– A escola vai muito além do professor, do orientador pedagógico e da equipe de gestão. Ela é um território sagrado, onde devemos promover a cultura da paz e a cidadania. Esse tipo de ação mostra que todo esse trabalho vale a pena. É nosso dever institucional construirmos e edificarmos cidadãos de bem – declarou Roberta Barreto.
E a entrega dos donativos, realizada no mês passado, foi cercada de festa e alegria, com agradecimentos emocionados de representantes das instituições beneficiadas. Para a comunidade escolar, mais do que a sensação de dever cumprido, foi estabelecido um forte sentimento de um trabalho de excelência realizado, que já está causando um impacto muito positivo na formação destes jovens estudantes.
– Nós tentamos, nesse trabalho, unir diversão, aprendizado, solidariedade, em um só evento, trabalhando diversos conceitos com os nossos alunos, mostrando para eles que cada doação é um abraço, um cuidado, um gesto de amor ao próximo, e que quando nós nos unimos, nós podemos transformar vidas – resumiu a diretora-geral da unidade, Alessandra Cozendey.
Fonte: Seeduc-RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *