IMG_0549

Foto/Divulgação

No repertório, homenagens a Arlindo Cruz e Preta Gil, além de canções de Jorge Aragão incluídas no novo álbum do Monobloco

O tema escolhido para o Carnaval do Monobloco em 2026 – “Pode entrar que a casa é sua” – já diz tudo.  É um convite aos foliões para mais um cortejo inesquecível e inclusivo, fechando oficialmente o calendário do Carnaval de rua do Rio de Janeiro, no dia 22 de fevereiro.

Para o desfile deste ano, no Circuito Preta Gil, o Monobloco promete clássicos que não podem faltar, como “Taj Mahal”, “Fio Maravilha” e “Explode Coração”, além de novidades. O compositor Arlindo Cruz será homenageado com sambas como “O Show Tem Que Continuar” e “Samba de Arerê”, e Preta Gil será lembrada com hits como “Só o Amor” e “Sinais de Fogo”. Sambas que estão no novo álbum do Monobloco, “Mar de Aragão”, só com composições do mestre Jorge Aragão, também se destacam no repertório do 26º Carnaval do bloco. “No Carnaval de 2024, tivemos o privilégio de receber do Jorge Aragão a música ‘Toca esse tambor’, feita para o Monobloco. A partir dali, nasceu a ideia de fazermos um álbum juntos, projeto que será lançado no Carnaval. Será o nosso primeiro disco de inéditas, desde 2014”, pontua Pedro Luís, vocalista e um dos fundadores do Monobloco.

Foto/Divulgação

Desfilando pelo quinto ano consecutivo, a Comissão de Frente do Monobloco, que dá as boas-vindas aos foliões, terá mais componentes e promete várias novidades. Como parte da homenagem a Preta Gil, uma coreografia especial para a música “Sinais de fogo” vai abrir o desfile. Pela primeira vez, a Comissão de Frente vai interagir com a bateria durante o cortejo na Rua Primeiro de Março.

Celso Alvim, Mestre da bateria que fez escola no Carnaval, resume a diversidade sonora do Bloco; “O desfile do Monobloco é sempre um grande passeio pela música brasileira: tem samba, pagode, forró, música da Bahia, além dos nossos hinos autorais ‘Arrastão da Alegria’ e ‘Funk do Monobloco’”. 

A arte da camiseta do Carnaval 2026 do Monobloco foi criada pelo designer Ernani Cal, do Estudio Nü-Dés: é uma releitura da primeira camiseta do bloco, usando o já tradicional boneco do Monobloco como elemento central.

A concentração será às 7h de domingo, dia 22, na Rua Primeiro de Março. O início do desfile será às 9h.

Fonte: Andrea Tenório

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *