c01

Foto/Divulgação: Fabio Guimarães

Usuários da unidade receberam orientações nesta quarta-feira

Na manhã desta quarta-feira (16), os pacientes do Espaço Rosa, no Zé Garoto, receberam orientações sobre as hepatites virais, na sala de espera da unidade. A ação, da Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Gonçalo, faz parte da Campanha Julho Amarelo, que representa o mês de conscientização sobre as hepatites virais.

No local, os gonçalenses conferiram uma palestra, focada nas hepatites b e c, que têm como principal fonte de contaminação o sexo desprotegido e o compartilhamento de objetos perfurocortantes, e participaram de uma dinâmica de troca de perguntas e respostas sobre o tema. Foram distribuídos materiais educativos sobre como prevenir, detectar, como e onde fazer o tratamento adequado na rede de saúde de São Gonçalo. Além disso, o espaço disponibilizou a vacina contra hepatite e testes rápidos.

“É de suma importância conscientizar a população sobre os sinais e sintomas da doença. Na ação de hoje, buscamos oferecer a orientação necessária sobre como os gonçalenses podem se prevenir e se proteger e informando sobre os testes e vacinas que estão disponíveis nas unidades de saúde do município”, afirmou a diretora da unidade, Fabiana Nunes.

Programação Julho Amarelo – O Programa IST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria intensificou as ações de orientação em todas as unidades de saúde neste mês. E, no dia 28 de julho – Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais – terá evento no Pátio Alcântara, a partir das 10h. Os profissionais da limpeza urbana também estão recebendo visita das equipes do programa durante o horário de trabalho, assim como os moradores em situação de rua, através do Consultório na Rua (Cnar).

 

Foto/Divulgação: Fabio Guimarães

Nas ações, os gonçalenses podem realizar os testes rápidos para averiguar se têm sífilis, HIV, hepatite B e C; obter informações sobre os programas municipais de saúde; sobre as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), principalmente as hepatites virais e seus meios de prevenção, diagnóstico e tratamento precoce, além da distribuição de insumos de prevenção – preservativos e gel lubrificante. 

Os testes rápidos são gratuitos e estão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde de São Gonçalo de segunda a sexta, das 8h às 16h. O resultado sai em 20 minutos. Caso a doença seja confirmada, os gonçalenses são encaminhados para outros exames específicos e para o tratamento. Medidas simples como o uso de preservativos, materiais descartáveis e esterilizados são recomendáveis, assim como o não compartilhamento de agulhas e seringas para a prevenção das doenças.

Fonte: PMSG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *