
Rio das Ostras Instrumental - Foto/Divulgação
Patrocinado pela Enel Rio, o evento terá shows até dezembro, sempre aos sábados, na Concha Acústica da Praça São Pedro, no Centro;
Festival reúne novos talentos e grandes referências da música instrumental brasileira.
Rio de Janeiro, 1º de outubro de 2025 – A cidade de Rio das Ostras se prepara para viver novamente a magia da música instrumental. A partir deste sábado (4), a Concha Acústica da Praça São Pedro, no Centro, será palco da nova temporada do Projeto Rio das Ostras Instrumental, que, ao longo de cinco edições até dezembro, reunirá alguns dos principais instrumentistas e intérpretes da cena nacional, além de novos talentos locais.

Com apresentações gratuitas ao ar livre, sempre aos sábados, os shows têm início às 16h15 com artistas da região, seguidos, às 17h15, pelas atrações principais. A expectativa é que duas mil pessoas passem a cada sábado pelo evento, que tem patrocínio da Enel Distribuição Rio.
A abertura deste sábado ficará por conta do guitarrista Diogo Spadaro e Freetação Band, representantes da cena local, seguidos pela Jefferson Gonçalves Blues Band, que recebe o gaitista Maurício Einhorn, considerado um dos maiores nomes mundiais do instrumento. Em 1º de novembro, o público confere a cantora Daniele Souza e, como atração principal, o Nico Rezende Quinteto Jazz.
A programação segue em 22 de novembro, quando o grupo Segundo Set Instrumental abre a tarde musical, preparando o palco para o Josiel Konrad Quinteto, que promete envolver a plateia com a força de sua performance. Em dezembro, no dia 6, será a vez da banda local Macahiba Jazz dar início ao espetáculo, seguido pela apresentação da renomada AfroJazz. O encerramento da temporada está marcado para 13 de dezembro, com o Luiz Felipe Oliveira Quinteto Jazz, que antecede o show da consagrada banda Blues Etílicos, um dos nomes mais emblemáticos da cena blues nacional.
Enel Rio: Mais de 80 projetos culturais e esportivos incentivados
A Enel Rio é a maior patrocinadora de projetos culturais e esportivos no estado, por meio das leis de incentivo. No último ano, a distribuidora investiu mais de R$ 94 milhões em 87 iniciativas que beneficiaram cerca de 650 mil pessoas.
“Este evento, que fortalece a identidade cultural do município de Rio das Ostras, não apenas valoriza a música e os artistas, mas também movimenta a economia criativa e o turismo da região. A Enel Rio reforça o compromisso em promover iniciativas que incentivam a cultura, fortalecem a identidade local e aproximam a empresa das comunidades”, disse Hélio Muniz, diretor de Comunicação da Enel no Brasil.
Serviço:
Rio das Ostras Instrumental
Local: Concha Acústica da Praça São Pedro, no Centro de Rio das Ostras
Hora: A partir das 16h15
Entrada: Gratuita
Programação:
4/10 – Diogo Spadaro e Freetação Band (Banda Local) e Jefferson Gonçalves Blues Band convida o gaitista Maurício Einhorn (Banda Principal)
1/11 – Daniele Souza (Banda Local) e Nico Rezende Quinteto Jazz (Banda Principal)
22/11 – Segundo Set Instrumental (Banda Local) e Josiel Konrad Quinteto (Banda Principal)
6/12 – Macahiba Jazz (Banda Local) e AfroJazz (Banda Principal)
13/12 – Luiz Felipe Oliveira Quinteto Jazz (Banda Local) e a banda Blues Etílicos (Banda Principal)
Sobre a Enel Distribuição Rio
A Enel Distribuição Rio atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia.
Fonte: Michelle Mendes