
Theatro Municipal de Niterói recebe nova montagem do espetáculo A.M.I.G.A.S. Foto/Divulgação: Paulo Aragon
Theatro Municipal recebe nova montagem do espetáculo A.M.I.G.A.S.
Ernesto Piccolo dirige texto de Duda Ribeiro adaptado por Julia Iorio, Luiza Lewicki e Isabel Castello Branco, numa montagem que transpõe afetos da vida real para o palco.
O Theatro Municipal de Niterói recebe nova montagem do espetáculo A.M.I.G.A.S., na sexta e no sábado, 15 e 16 de agosto.
Com texto adaptado do livro homônimo de Cláudia Mello, a história gira em torno de três amigas – Aline, Dil e Dadá -, seus encontros e desencontros amorosos, expectativas nas relações, frustrações e desejos. A amizade das três jovens, sua cumplicidade e parceria costuram as situações apresentadas e são o ponto de partida para a criação da Associação das Mulheres Interessadas em Gargalhadas, Amor e Sexo (A.M.I.G.A.S.) em que elas registram suas experiências vividas.
Julia Iorio, Luiza Lewicki e Isabel Castello Branco interpretam as amigas que criam a Associação das Mulheres Interessadas em Gargalhadas (A.M.I.G.A.S.), Amor e Sexo. Para contracenar com o elenco feminino, o ator Bernardo Coimbra dá vida a vinte personagens diferentes no decorrer das cenas.
Quando Ernesto Piccolo encontrou Julia, no ano passado, e sugeriu que montasse A.M.I.G.A.S., foi o impulso que faltava para viabilizar o sonho que ela tinha desde os 10 anos, quando assistia a fita da peça na casa do pai. A atriz juntou as amigas e colocou mãos à obra. Adaptaram o texto de Duda, que não está mais aqui desde 2016, e chamaram para o projeto a produtora Joana Motta e o diretor Ernesto Piccolo que eram muito amigos dele.
Então, esta nova montagem reúne a força jovem e a experiência de veteranos na equipe. Além da direção e da produção ficarem a cargo de profissionais experientes, o designer de luz Maneco Quinderé e Ronald Teixeira, agora na supervisão e consultoria do cenário, ambos integrantes da equipe anterior, reforçam o time atual.
Figurino (Helena Araujo), programação visual e cenografia (Antonia Motta) e direção de movimento (Julia Varga e Marcela Pires) são funções da turma jovem que esbanja competência.
O espetáculo, sucesso de público no passado, completa 25 anos da estreia da primeira montagem justamente em agosto. A amizade, o amor e as relações construídas nas parcerias do dia-a-dia motivaram a realização desta nova montagem. A.M.I.G.A.S. é uma peça leve que promete divertir o público e que ressalta sobretudo, a amizade, com todas as dores, delícias, confusões e intensidades presentes nessa relação afetiva que desafia o tempo.

Ficha Técnica
Elenco: Isabel Castello Branco, Julia Iorio, Luiza Lewicki e Bernardo Coimbra
Texto: Duda Ribeiro
Baseado no livro de Cláudia Mello
Adaptação: Julia Iorio, Luiza Lewicki e Isabel Castello Branco
Direção: Ernesto Piccolo
Desenho de Luz: Maneco Quinderé
Cenografia: Antonia Motta
Figurino: Helena Araujo
Trilha musical: Rodrigo Penna
Direção de movimento: Julia Varga e Marcela Pires
Produção Geral: Joana Motta
Realização: Motta produções
Serviço
A.M.I.G.A.S.
Datas: 15 e 16 de agosto de 2025
Horário: sexta às 20h e sábado às 19h
Ingressos: R$ 80 (inteira), R$40,00 (meia)
Duração: 90 min
Classificação indicativa: 16 anos
Local: Theatro Municipal de Niterói
End: Rua XV de Novembro, 35 – Centro, Niterói
A Sala Nelson recebe sessão azul do infantil “O Livro Encantado do Vovô Tibucio”
A Fundação de Arte de Niterói realiza mais uma Sessão Azul, na Sala Nelson Pereira dos Santos, neste sábado, 16 de agosto, às 11h. A criançada irá se encantar com o espetáculo “O Livro Encantado do Vovô Tibucio”, produzido pela Cia de Teatro Sassaricando.
No espetáculo, Tibucio esconde um grande segredo, o livro encantado. Nele contém muitas histórias, aventuras do nosso país, do nosso folclore e de como cuidar da natureza. Muitas dessas histórias, vividas pelo próprio vovô durante a sua juventude. Paty e Duda sempre vão de férias para casa do vovô, e aproveitam as belas histórias contadas por ele.
Numa noite, as crianças adentram o sótão para brincar e acabam descobrindo o livro encantado. Pronto, as histórias foram despertadas mais uma vez e todos os personagens surgem como num passe de mágica, porém muito preocupados com o rumo do nosso planeta e pelo resgate das histórias que eles habitam, pois a falta da própria leitura está fazendo com que todos desapareçam dos livros.
Os irmãos terão que descobrir como usar o livro, e desta maneira libertar os personagens do grande esquecimento que assola o mundo da imaginação.
Cia de Teatro Sassaricando
O trabalho artístico da Cia de Teatro Sassaricando é voltado para a união de dois elementos essenciais para a formação cultural do indivíduo: o teatro e a educação. O nosso foco está equilibrado entre a grandiosidade visual dos espetáculos e a simplicidade na maneira como abordamos assuntos do nosso dia-a-dia como a reciclagem, o cuidado com os animais, a extinção da flora e da fauna, inclusão social entre outros elementos que são fundamentais para a prática da cidadania e o incentivo à leitura.
A Cia Teatral Sassaricando expõe em seus trabalhos a reciclagem de forma lúdica proporcionando o expectador um outro olhar para a preservação do planeta, instigando a arte e o desenvolvimento com bom senso. Ressaltando que o projeto também conta com a dramaturgia voltado para socialização de crianças e jovens com PcD. Durante a realização do espetáculo, temos o cuidado de manter o salão com a luz acesa, luz do palco sem muita movimentação de luzes coloridas e o som com a altura razoável baixa para adequar a necessidade. As crianças tem liberdade de ir e vir na plateia durante o espetáculo.

Serviço
O Livro encantado do vovô Tibúcio
Data: Sábado, 16 de agosto de 2025
Horário: 11h
Duração: 60min
Classificação indicativa: Livre
Local: Sala Nelson Pereira dos Santos – Centro Petrobrás de Cinema
End.: Av. Visconde do Rio Branco, 880 – São Domingos, Niterói
Bia Bedran apresenta Cantos da Mãe Natureza no Theatro Municipal
No fim de semana de 16 e 17 de agosto, às 16h, o Teatro Municipal de Niterói vai receber um espetáculo que transcende gerações, um reencontro com a essência mais pura da infância e um chamado urgente à consciência ambiental. Bia Bedran, artista que há mais de três décadas embala sonhos e nutre a inteligência sensível de crianças e adultos, traz ao palco da histórica casa de espetáculos, ‘Cantos da Mãe Natureza’.
Bia Bedran, com sua voz que tece fios de ludicidade e poesia, é um farol para aqueles que anseiam por um mundo mais verde e harmonioso. Quem não se recorda dos versos que celebram a alegria de “Brincar no Quintal”, a leveza de “Pedala Pedalinho que o mar está bonito e cheio de caminho”, a ternura de “Dona Árvore vai bem”, ou o alerta poético sobre a necessidade de proteger “passarinhos, borboletas, sementinhas, florezinhas, florestas poderosas tão formosas, não podem queimar”?
Sua obra, que vai do convite à brincadeira à reflexão profunda, ressoa o eco de um tempo que grita “Cuidado”, um chamado para refazer a história antes que ela se torne apenas um “Era uma Vez”. Mas se depender da esperança que emana do canto de Bia, a Mãe Natureza estará em boas mãos. Suas melodias convidam à união de vozes – crianças, jovens e adultos – em um grande coro de paz, harmonia e alegria, “mais, muito mais a semear a paz, entre plantas, homens e animais”.
Este novo espetáculo é um elo direto com o aclamado “Histórias da Mãe Natureza”, criado por Bia Bedran em 1992, com direção de Djalma Amaral, por ocasião da ECO 92. Agora, em 2025, na esteira da COP 30, Bia nos presenteia com ‘Cantos da Mãe Natureza’, um musical que entrelaça canções inéditas e clássicos, todas convergindo para o tema mais relevante de nossos tempos: a urgência de estarmos de mãos dadas com o meio ambiente.
Bia Bedran estará acompanhada de sua talentosa banda Cabeça de Vento, prometendo uma experiência imersiva e emocionante junto com as músicas, letras e roteiro, todos de autoria de Bia Bedran, que serão o coração pulsante deste evento imperdível.
A presença de Julieta Bedran nos vocais (filha de Bia) representa um marco de comemoração dos 25 anos do espetáculo Dona Árvore e do lançamento do CD homônimo, em que mãe e filha também trabalharam juntas. Venha semear esperança e celebrar a vida em CANTOS DA MÃE NATUREZA. FICHA TÉCNICA

Ficha Técnica
Bia Bedran – Roteiro, músicas e concepção geral
Erivaldo Mauricio – Acordeom e Teclado e programação
Guilherme Bedran – Violino, bandolim e vocais
Paulão Menezes – Percussão
Julieta Bedran – Vocal
Djalma Amaral – Direção cênica e criação de luz
Messias do Carmo – Téc. Operador de áudio
Wivison Alves Pereira – Téc. operador de luz
Fabiano Marins Porto – Assistente de palco
Paulo Rodrigues – Fotos
Naila Saleck – Camarim e Maquiagem
Pablo Savalla – Assistente de produção e Social Media
Maurício Ribeiro – Produção
Setlist
“Dona Árvore”, “Quintal”, “Awaydip Aô”, “O Vento”, “O Ar”, “Choro do Céu”, “Barco Benedito”, “Pato Injuriado”, “Brevida”, “Ararajuba”, “Tudo Azul”, “Pedalinho”, “Ciranda do Anel”, “Traineira Mágica”
Serviço
Bia Bedran apresenta ‘Cantos da Mãe Natureza’
Datas: Sábado e domingo, 16 e 17 de agosto de 2025
Horário: 16h
Evento Gratuito (Sujeito a Lotação)
Duração: 90 min
Classificação indicativa: Livre
Local: Theatro Municipal de Niterói
End: Rua XV de Novembro, 35 – Centro, Niterói
Feira Raízes do Jambeiro celebra cultura, arte e sustentabilidade em Niterói
Domingo, 17 de agosto acontece mais uma edição da Feira Raízes do Jambeiro. A natureza, a cultura e o afeto dão o tom à Feira, que acontece no charmoso Solar do Jambeiro, no bairro do Ingá, em Niterói. Com entrada gratuita, o evento reúne pequenos produtores, artistas independentes, gastronomia artesanal e atividades para toda a família, valorizando práticas sustentáveis e o comércio local.
A Feira se consolida como um espaço de encontro e celebração das raízes culturais brasileiras, promovendo uma programação diversa com apresentações musicais, oficinas, contação de histórias, vivências infantis, além de uma curadoria especial de expositores de moda, arte, cosméticos naturais e culinária afetiva.
Idealizada para ser mais que um mercado criativo, a Raízes do Jambeiro propõe uma experiência sensorial e coletiva, em diálogo com a ancestralidade, o meio ambiente e os saberes populares.
A programação conta com atrações musicais a cada edição, com destaque fixo para o Circuito de Rodas de Choro, que recebe o grupo Gafieira Arariboia, às 11h e na parte da tarde, às 15h30 acontecerá a apresentação dRodrigo Auad e às 17h, Edison Matos & PifeJazz.
Sobre as atrações:
O Gafieira Araribóia surgiu da ideia de criar um coletivo musical de Niterói para atuar em diversos gêneros da música brasileira, podendo, assim, fazer shows voltados para o choro, o samba, o forró, entre outros.
O grupo é formado por Daniel Karin, Maico Lopes, Rogério Souza, Tiago do Bandolim e Whatson Cardozo, e convida artistas (músicos, poetas, dançarinos, entre outros) para se juntarem e fazerem sempre uma apresentação multicultural.

Rodrigo Auad é cantor e compositor brasileiro, nascido em Niterói. Iniciou sua carreira em 2017, e é representado pelo grupo Warner. Cativa milhares de ouvintes, e neste ano lança seu 1º álbum: Primavera, dando sequência à Turnê Primavera.
O artista é bastante versátil. Realiza seu show de acordo com o palco e com o evento. De maneira cênica e alto astral, expressa toda sua veia artística e identidade musical.
Com repertório variado, mesclando suas canções com as de outros compositores, Rodrigo Auad revela toda sua potência no palco, animando todo o público!

O projeto Edison Matos & PifeJazz surge como uma celebração à riqueza da música instrumental brasileira, unindo a sonoridade ancestral do pife com a sofisticação e a liberdade do jazz. Liderado por Edison Matos, músico multi-instrumentista (pifeiro, flautista, saxofonista e idealizador da Sinfônica Ambulante), e acompanhado de Eduardo Matos (guitarra), João Pinaud (baixo) e Francesco Nizzardelli (bateria), o pifejazz oferece uma experiência única ao público, onde a fusão entre a tradição brasileira e o jazz universal transforma cada apresentação em uma celebração à música, atravessando gerações e fronteiras culturais.

SERVIÇO
Feira Raízes do Jambeiro
Data: 17 de agosto (domingo)
Horário: das 10h às 18h
Entrada gratuita
Local: Solar do Jambeiro – Rua Presidente Domiciano, 195 – Ingá, Niterói
Contos na Varanda apresenta Monstro Rosa, no Paschoal
Como parte do projeto Contos na Varanda, o Centro Cultural Paschoal Carlos Magno recebe no sábado, 16 de agosto, às 11h, uma contação de história baseada no infantil ‘Monstro Rosa’. A contação da história ‘Monstro Rosa’ é adaptada e narrada pela atriz Tati Quadros, com direção do artista visual Alessandro Boschini.
‘Monstro Rosa’ é o primeiro livro da premiada autora e ilustradora espanhola Olga de Dios. Seu trabalho consiste no tratamento lúdico e delicado de temas como a diversidade, a igualdade de gênero e a aceitação de identidades diferentes das normativas, o respeito ao meio ambiente, o consumo responsável e a livre divulgação da cultura.
Num mundo monocromático, surge Monstro Rosa, uma figura única e vibrante que, ao buscar aceitação, revela a beleza das diferenças. Esta narrativa sensível explora temas de identidade e amizade, inspirando uma reflexão sobre a verdadeira essência da felicidade, só possível através de um mundo diverso.
Serviço
Contos Na Varanda: Monstro Rosa
Data: Sábado, 16 de agosto de 2025
Horário: 11h
Duração: 30 min
Classificação indicativa: Livre
Entrada Gratuita
Local: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno – Varanda
End: Campo de São Bento – Entrada pela rua Lopes Trovão
Sábado, 16 de agosto é dia de Ciência, arte e diversão na Biblioteca Parque Niterói
Você já viu um super vulcão entrar em erupção dentro da biblioteca? Não? Então prepare o seu coração porque neste sábado a Companhia de teatro Ciência Encenada apresenta: “Cada Cientista, uma História!”, contação de histórias sobre mulheres brasileiras na ciência.
Nesta edição, a contadora de histórias Cookie interpretada pela atriz e cientista Carine Braga, narra a brilhante trajetória da Cientista Brasileira Rosaly Lopes, a astrônoma que chegou à Nasa e ao Guinness estudando luas e vulcões.
Com ciência, teatro e diversão, Cookie mostra para as crianças as descobertas da cientista e juntos fazem um super vulcão para entrar em erupção através de uma reação química

SERVIÇO
Atividade: Ciência, arte e diversão na Biblioteca Parque Niterói.
Responsável: Carine Braga
Data: 16 de agosto
Horário:10h30 às 12h
Classificação: livre
Local: Biblioteca Parque de Niterói – Sala Infantil
Endereço: Praça da República, s/nº – Centro – Niterói
Biblioteca Parque recebe o lançamento do livro Carne Salgada
Sábado, 16 de agosto, às 10h acontece o lançamento do livro Carne Salgada, do escritor Djalma Augusto dos Santos Mello (Guto Mello) e Bate -Papo sobre História e Ficção no século XIX literário com o escritor e acadêmico Raílson Barboza.
Carne salgada é um livro sobre o empoderamento feminino de uma sinhazinha em um tempo de patriarcalismo, mandonismo, machismo e ruptura do estereótipo do escravo ignorante e inferior diante do homem branco. Mohamed é um típico homem culto e inteligente, motivo mais que suficiente para gerar um temor entre os Barões ao longo do século XIX. Apresentação de José Huguenin (escritor, professor de Física na Universidade Federal Fluminense, Campus Volta Redonda-RJ, membro da Academia Fluminense de Letras). Posfácio de Adelci Santos (Doutor em História Social pela UERJ e professor de História da África na Universidade Federal do Tocantins).
Guto Mello é escritor e historiador. Membro da Academia Volta-redondense de Letras, Academia Fluminense de Letras. Publicou três obras “História e Literatura nos tempos machadianos”. Ed. RH Produções Artísticas, Volta Redonda-RJ, 2021; A Província Fluminense: Literatura, imprensa, arte e escravidão no longo século XIX”. Ed. Ibis Libris, Rio de Janeiro-RJ, 2024; Carne Salgada, Ed. Cajuína, Cotia-SP,
Raílson Barboza Formado em Filosofia (PUC-Rio) com pós em Ética e Filosofia Política e História da Arte , Mestre e Doutorando em Política Social pela UFF. Membro da Academia Fluminense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Niterói. Colunista do Jornal Le Monde Diplomatique.
SERVIÇO
Lançamento do livro Carne Salgada e Bate -Papo sobre História e Ficção no século XIX literário com o escritor e acadêmico Raílson Barboza.
Responsável: Guto Mello
Convidado: Raílson Barboza
Horário:10h às 13h
Classificação: livre
Local: Biblioteca Parque de Niterói – Sala Multiuso
Endereço: Praça da República, s/nº – Centro – Niterói