2607.Sultura4

Foto/Divuilgação

Atividade educativa, coordenada pelo biólogo Mario Moscatelli, contou com soltura de caranguejos e plantio de mudas nativas

Neste sábado, 26 de julho, data em que se comemora o Dia Mundial dos Manguezais, a Lagoa Rodrigo de Freitas foi palco de uma ação simbólica e educativa em defesa desse importante ecossistema. Promovida pelo biólogo Mario Moscatelli, a atividade aconteceu nas margens do cartão-postal, na altura do Parque do Cantagalo.

O ato incluiu a soltura de caranguejos-guaiamum, símbolo da fauna local e de ecossistemas saudáveis, e o plantio de mudas de samambaias-do-brejo, vegetação típica dos manguezais que contribui para a regeneração da flora nativa. A ação também foi um momento de alerta ambiental, chamando a atenção para os impactos do descarte incorreto de lixo nas águas e margens da Lagoa.

Foto/Divuilgação

A iniciativa fez parte do projeto Manguezal da Lagoa, mantido por Moscatelli há mais de 30 anos. O biólogo reforçou a relevância do ecossistema para o equilíbrio ambiental.

“O manguezal é um dos ecossistemas mais eficientes do planeta na proteção da biodiversidade, na retenção de carbono e na resistência a eventos climáticos extremos. Preservar e recuperar áreas de mangue é uma medida urgente e essencial para manter a vida em equilíbrio, especialmente em uma cidade como o Rio, onde esses ambientes foram historicamente degradados”, explicou Moscatelli.

Como citado pelo biólogo, os manguezais são únicos e essenciais para a biodiversidade e o equilíbrio climático do planeta. Também funcionam como grandes reservatórios de carbono: apenas 2,6 km² de mangue podem compensar as emissões anuais de 90 mil carros. Suas raízes ainda abrigam espécies marinhas em fase inicial de vida, funcionando como berçários naturais.

Foto/Divuilgação

Parceria em prol da Lagoa

Desde 2021, o projeto Manguezal da Lagoa conta com o apoio da Águas do Rio que, assim que iniciou sua operação, atuou na recuperação do sistema de esgotamento sanitário do entorno desse ponto turístico e importante local de cultura, gastronomia e lazer. O resultado foi o fim do despejo de 5,1 milhões de litros de esgoto todos os dias no espelho d’água.

Reforçando a importância dessa parceria e as ações da concessionária, o diretor-executivo da Águas do Rio, Renan Mendonça, destacou:

“A parceria com o projeto Manguezal da Lagoa é fundamental para a manutenção e regeneração da lagoa. A Águas do Rio tem atuado para garantir o funcionamento pleno do sistema de esgotamento e proteger os manguezais, que são essenciais para o equilíbrio ambiental. Esse trabalho é um compromisso da concessionária e uma responsabilidade coletiva”.

Hoje, o cenário da Lagoa Rodrigo de Freitas é de transformação: as águas estão mais limpas e transparentes, espécies animais retornaram ao habitat e a mortandade de peixes e o mau cheiro ficaram no passado. O mangue é protagonista nessa recuperação, atuando como peça-chave para a saúde do ecossistema, enquanto o trabalho conjunto mostra que a recuperação ambiental é possível e essencial.

Fonte: Bianca Carvalho, Livia Andrade e Cláudia Freitas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *