
Novos eletricistas São Gonçalo - Foto/Divulgação
Distribuidora está incorporando ao todo 2 mil novos eletricistas próprios no Estado até o fim de 2026.
Rio de Janeiro, 16 de julho de 2025 – A Enel Distribuição Rio anunciou a contratação de 46 novos eletricistas, que irão reforçar o trabalho de campo da concessionária na região de São Gonçalo. Os novos colaboradores acabaram de se formar na Escola de Eletricistas da Enel, uma parceria com o Senai para qualificar a mão de obra que atua nas distribuidoras da Enel no Brasil.
A turma de formandos, que será integrada ao time de operação da distribuidora gradualmente, ao longo dos próximos 40 dias, foi recebida pelo presidente da distribuidora, Francesco Moliterni, pelo diretor de Redes da empresa, José Luis Salas, e pelo gerente de operações da Firjan / Senai São Gonçalo, Bruno Santos Aguiar, em evento realizado na sede do polo operacional da Enel no município.
“Este evento de boas-vindas a mais uma turma de eletricistas da Enel reafirma o nosso compromisso com o crescimento e a capacitação desses jovens profissionais. A Enel está olhando para o Brasil do futuro, que queremos ajudar a construir com o investimento em formação e contratação de mão de obra”, explica Francesco Moliterni, presidente da Enel Rio.
“Os eletricistas que hoje se juntam a nós já trazem uma história de superação, pois passaram por uma seleção acirrada e por um processo de capacitação. A partir de agora, eles vão construir um novo caminho com a Enel, nos ajudando a prestar um serviço de qualidade ao nosso cliente final“, afirma José Luis Salas, diretor de Redes da Enel Rio.
O reforço no quadro de eletricistas da Enel em São Gonçalo é parte do Programa de Empregabilidade da Enel Brasil, que está investindo na formação e contratação de colaboradores próprios, como uma das estratégias para aprimorar continuamente a prestação de serviço aos seus clientes. Os novos eletricistas da Enel em São Gonçalo fazem parte de um reforço de mais de 2 mil novos profissionais que a Enel Rio está incorporando ao seu quadro funcional até 2026.
Mais mulheres em campo

Para promover a diversidade no setor elétrico, a empresa tem estimulado a participação de mulheres na escola de eletricistas, incluindo a formação de turmas só de mulheres. A Enel apoia iniciativas como o “Mais Mulheres na Rede”, que visa aumentar a presença feminina no setor, tradicionalmente masculino. Dos 46 novos eletricistas incorporados ao time de operação de São Gonçalo, 16 são mulheres.
“Quando fiz a inscrição, achava que não seria aprovada na seleção, já que foram mais de cinco mil candidatos. Agradeço muito aos professores do curso, às minhas colegas de turma e à Enel, que abriu as portas de um mercado que era dominado por homens. Pretendo subir muitos degraus nesta empresa“, destaca Flavia Borralho Berg, que integra o grupo de novos eletricistas de São Gonçalo.
Contratações se refletem em melhoria na operação
Nos últimos anos, a distribuidora tem intensificado a contratação de eletricistas próprios e os investimentos em seu quadro operacional se refletem na melhoria de indicadores oficiais de qualidade do serviço oferecido aos clientes. Entre novembro de 2024 e março deste ano, no período de Verão, que traz desafios adicionais para a gestão das redes elétricas, a companhia reduziu em cerca de 40% o tempo de atendimento aos clientes em sua área de concessão, na comparação com o mesmo período do ano anterior.
Entre 2020 e 2024, a empresa reduziu em 29% a quantidade média das interrupções de energia (FEC- Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora) e em 19% a duração média das interrupções (DEC – Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora).
A empresa anunciou este ano um investimento de cerca de R$ 6,1 bilhões no estado do Rio para o período entre 2025 e 2027, um aumento de 74% em relação ao plano anterior, que totalizava R$ 3,5 bilhões para o período de 2024 a 2026.
Sobre a Enel Distribuição Rio
A Enel Distribuição Rio atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia.
Fonte: Enel