mardearagao_capa_VALENDO - Foto/Divulgação
Um baile de Carnaval que reúne clássicos do compositor, músicas compostas por Jorge Aragão para o Monobloco e uma homenagem especial ao poeta
Um dos mais queridos blocos de Carnaval do Brasil – e do mundo -, o Monobloco está lançando o álbum “Mar de Aragão”, uma homenagem a Jorge Aragão, um dos sambistas mais importantes da música brasileira. Quase todo formado por composições do próprio Jorge, “Mar de Aragão” é o primeiro álbum de inéditas do Monobloco, desde 2014.
“É uma honra e um grande privilégio receber esse convite, de um dos maiores compositores do Carnaval, para reinterpretar suas músicas”, afirma Celso Alvim, maestro da bateria e um dos fundadores do Monobloco. Lançado pela Aragão Music, gravadora de Jorge Aragão, “Mar de Aragão “é uma celebração à longa e estelar carreira do sambista.
O álbum reúne grandes sucessos de Jorge Aragão – “Toque de Malícia”, “Vou Festejar”, “Coisinha do Pai” e “Coisa de Pele” -, além de clássicos do Carnaval conhecidos nas vozes de Beth Carvalho, Alcione, Ney Matogrosso e com o próprio Aragão, como “Agitar Geral”, “Alegria Carnaval”, “Herança”, “Suor no Rosto” e “Vou Me Atirar”.

O sambista também compôs duas músicas especialmente para o Monobloco, “Toca Esse Tambor” (que foi tema do bloco no Carnaval de 2024) e “Verdadeiro Bloco”, que fazem parte do novo álbum, além da faixa-título, “Mar de Aragão”, homenagem a Jorge Aragão encomendada pelo bloco aos compositores Cláudio Jorge e Marcelinho Moreira, gravada por Ana Costa.
“O disco é um grande baile de Carnaval, marca registrada dos álbuns do Monobloco”, afirma Alvim, destacando a faixa-foco selecionada, “Verdadeiro Bloco”. A produção musical é de Marcos Suzano, um dos mais respeitados e requisitados percussionistas do Brasil.
Trazendo toda a mistura ritmica característica do Monobloco, o álbum “Mar de Aragão” vai ganhar uma turnê de lançamento, depois da temporada de desfiles e apresentações do Carnaval 2026 . “Mar de Aragão” já está disponível nas plataformas digitais, via Aragão Music.
Repertório
1- Toca Esse Tambor (Jorge Aragão / Joel de Almeida / Pereira Matos) e Primeira Escola ( Neoci Dias / Jorge Aragão / Dida)
2- Suor no Rosto (Jorge Aragão/ Nilton Barros / Edel Ferreira)
3- Toque de Malícia (Jorge Aragão) e Coisinha do Pai (Jorge Aragão / Almir Guineto / Luiz Carlos)
4- Verdadeiro Bloco (Jorge Aragão)
5- A Festa é da Massa (Jorge Aragão)
6- Coisa de Pele (Jorge Aragão / Acyr Marques)
7- Agitar Geral (Jorge Cardoso / Sombrinha)
8- Sem Perdão (Jorge Aragão / Nilton Barros / Sereno)
9- Herança ( Adilson Victor / Jorge Aragão / Luiz Carlos da Vila) e Vou Festejar (Neoci Dias /Jorge Aragão / Edel Ferreira)
10 – Alegria Carnaval (Jorge Aragão / Nilton Barros)
11- Mar de Aragão ( Cláudio Jorge / Marcelinho Moreira) participação Ana Costa
Fonte: Assessoria Monobloco


