Foto/Divulgação
Equipes de orientação orientam sobre manipulação correta de alimentos e normas sanitárias
O Departamento de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Gonçalo promove, nesta sexta-feira (30), às 14h, capacitação voltada para funcionários de supermercados. O foco será na manipulação adequada de alimentos e no cumprimento das normas sanitárias comuns para a comercialização dos mesmos.
A qualificação vai acontecer no auditório da Secretaria (G2 do Shopping São Gonçalo), em Boa Vista. As inscrições podem ser feitas através do email vigilanciasanitaria@pmsg.rj.gov.br nesta quinta-feira (29). São oferecidas 42 vagas e as inscrições estão sujeitas à lotação do auditório.
A iniciativa tem como objetivo qualificar os profissionais do setor, garantindo mais segurança alimentar à população e o correto funcionamento dos estabelecimentos. Durante a capacitação, serão abordados temas essenciais de como os alimentos podem ser colocados à venda, os critérios para fracionamento e armazenamento, além das boas práticas de higienização e limpeza de equipamentos e ambientes.
O treinamento também vai orientar sobre a infraestrutura adequada dos espaços, incluindo áreas de preparo, armazenamento e exposição dos alimentos, respeitando as normas sanitárias. Outro ponto de destaque será o conjunto de regras específicas aos funcionários, como o uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), cuidados com a higiene pessoal, controle de saúde ocupacional e condutas permitidas durante o contato com os alimentos.
“Estamos encontrando muitas irregularidades durante as fiscalizações e queremos que os comerciantes tenham consciência de que têm que cumprir as normas. A fiscalização é uma ferramenta fundamental para prevenir riscos à saúde, reduzir irregularidades e garantir a qualidade dos alimentos oferecidos à população. A capacitação reforça a importância da responsabilidade compartilhada entre o poder público e os supermercados na promoção da saúde coletiva”, esclareceu o diretor da Vigilância Sanitária, Romário Brandão.
Os participantes assinam o certificado emitido pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Neps).
Fonte: Prefeitura de São Gonçalo

