Foto/Divulgação
Ajustar o termostato da geladeira e usar temporizadores de luz estão entre as orientações para reduzir o contato de luz e manter a segurança.
A alta temporada chegou. Com as pausas escolares, as próximas semanas podem ser de descanso e de viagens prolongadas. E para não descobrir a segurança da casa e a economia doméstica, a Enel Rioou dicas para quem pretende viajar, com orientações simples que ajudam a prevenir acidentes elétricos, garantem mais segurança e ainda podem contribuir para a redução do consumo de energia.
Veja algumas dicas:
- Deixe alguém de confiança com permissão de acesso à sua residência sempre que possível. Isso é importante caso seja necessário acessar o imóvel em alguma emergência;
- Desligue aparelhos eletrônicos como TV, roteador, computador, micro-ondas e aqueles que ficam em stand-by;
- Pneu da tomada de eletrodomésticos, carregadores e eletroportáteis que não serão usados;
- Ajustar o termostato e regular a temperatura do refrigerador de acordo com a estação do ano;
- Evite a sobrecarga de sobrecargas, extensões e benjamins;
- verificar a fiação elétrica do imóvel;
- Avaliar a possibilidade de desligar circuitos de interrupção que não precisam funcionar durante a ausência, mas sem afetar aspectos essenciais, como geladeiras;
- Em caso de previsão de tempestades, adote medidas de proteção para evitar danos aos equipamentos causados por picos de energia;
Faça uma verificação geral dos aparelhos antes de sair de casa, apartamento, escritório ou comércio, evitando desperdícios e contribuindo para um consumo de energia mais consciente.
Dicas de economia em viagens longas
Se uma viagem por mais longa, com duração superior a uma semana, vale considerar o desligamento completo da geladeira, já que é um dos aparelhos que mais consome energia em casa. Antes de desligá-la, esvazie totalmente o interior e aproveite para fazer uma limpeza rápida. Em seguida, deixe uma porta entreaberta, utilizando um calço, se necessário, para evitar o acúmulo de umidade, mau cheiro e formação de mofo durante o período em que o equipamento ficará fora de uso.
Economize energia com iluminação inteligente
Uma dica simples que ajuda na economia de energia e na segurança é usar temporizadores ou sensores de presença para controlar a iluminação da casa durante a viagem.
A prática de manter as luzes acesas o tempo todo para simular que uma casa está ocupada, além de aumentar o consumo de energia, pode até levantar suspeitas. Com temporizadores, é possível programar as luzes para acender e desligar em horários estratégicos, criando um efeito mais natural de presença. Já os sensores de presença são ideais para áreas externas, pois as luzes só se acendem quando alguém passa pelo local, o que reforça a segurança e evita desperdício de energia.
Sobre a Enel Distribuição Rio
A Enel Distribuição Rio atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam uma concentração maior do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia.
Fonte: Bete Nogueira

