Foto/Divulgação
Em “O Cata-vento da Ilha do Forte”, escritor e compositor reforça sua marca de transitar entre o refinamento da canção brasileira e a densidade simbólica da poesia
Há noites em que a arte se dobra sobre si mesma e sopra poesia — como um cata-vento em movimento, captando ventos de memórias, sons e sentidos. Assim será o lançamento do livro “O Cata-vento da Ilha do Forte”, de Carlos Henrique Costa, um dos nomes mais refinados da canção e da poesia contemporânea brasileira, no dia 11 de janeiro, domingo, às 16h, no Acaso Cultural, em Botafogo.
Mais que um evento literário, trata-se de uma experiência sensorial que entrelaça palavra, música e emoção, com o show inédito “Canções que Sopram o Tempo”, da renomada cantora Taryn com o pianista e produtor Guilherme Gê, criado especialmente para esta celebração com o propósito de transcender o palco para mergulhar o público na atmosfera do livro.
O espetáculo reunirá obras que inspiraram e continuarão a inspirar o autor: canções que marcaram gerações e revelaram a delicadeza e a força do sentimento humano. No repertório, pérolas como “Meu coração é você” (Emílio Santiago), “Velho Algodão” (Claudio Nucci), “Bossa Nossa” (Leny Andrade), entre outras joias que orbitam o universo poético e musical de Carlos Henrique Costa.

Entre uma canção e outra, Taryn declamará trechos da obra, revelando ao público o pulsar lírico e existencial que move o autor. Tudo isso em arranjos inéditos, compostos especialmente por Guilherme Gê, pianista de assinatura inconfundível, parceiro e produtor de Ney Matogrosso no álbum indicado ao Grammy 2025. Seu olhar vanguardista e sua habilidade em fundir timbres e texturas eletrônicas à organicidade do piano criam uma moldura sonora arrebatadora, onde a voz de Taryn, de presença cênica e emocional intensa, encontra sua plenitude. O resultado é uma travessia musical e poética que vai do jazz à MPB, dos musicais cinematográficos à canção brasileira de alma eterna. Um show único, de entrega visceral e requinte estético, feito sob medida para a ocasião.
O ingresso dá direito não só ao show inédito como um exemplar do livro. O local, o recém-inaugurado Acaso Cultural, em Botafogo, é o novo centro de arte e convivência da Zona Sul carioca que nasce com a missão de unir literatura, música e diálogo. Instalado em uma charmosa casa do início do século XX, o espaço propõe um encontro entre passado e futuro, tradição e invenção — exatamente como a obra de Carlos Henrique Costa, que chega às prateleiras pela editora Circuito. A produção do evento é da conceituada Luciana Moisakis.
– Alguns ventos não passam, permanecem girando dentro de nós. Este livro é um deles – reflete o autor.
SERVIÇO:
Evento: Lançamento do livro O Catavento da Ilha do Forte – de Carlos Henrique Costa
Espetáculo: Taryn & Guilherme Gê — “Canções que Sopram o Tempo”
Dia e hora: 11 de janeiro, domingo, às 16h
Local: Acaso Cultural – Rua Vicente de Sousa, 16, Botafogo, Rio de Janeiro – RJ
Ingressos: entre R$ 55 e R$ 120, vendas pelo site https://bileto.sympla.com.br/event/114263/d/354664
Rede social: https://www.instagram.com/chcescritor/
Produção Artística: Luciana Moisakis
Fonte: Carlos Pinho

