6afceaa4-c0ed-4f8a-a51a-a8257a8c837d

Foto/Divulgaão

Cursos de voluntários, simulados nas comunidades e visitas a escolas ampliam atuação em São Gonçalo

As equipes da Defesa Civil da Prefeitura de São Gonçalo já estão em posições para agir em caso de ocorrências neste verão. Ao longo de todo o ano, uma série de ações envolve a integração de forças com as demais secretarias municipais e agências externas e a atuação coordenada foi colocada na prática, a fim de garantir um atendimento ágil e eficaz à população.

O resultado foi a elaboração do Plano Municipal de Contingência 2025/2026, consolidado ao longo de vários encontros neste ano e que traz, de forma detalhada, as atribuições de cada secretaria diretamente envolvidas nas ações imediatas a serem tomadas em caso de ocorrências no município, em especial durante as fortes chuvas típicas de verão.

Além disso, durante todo o ano, a Defesa Civil se fez presente nas ruas, cumprindo uma agenda de atividades para levar orientação, conscientização e prevenção de desastres aos gonçalenses. Somente em 2025, a Defesa Civil formou cerca de 120 pessoas no curso de voluntários e promoveu dez simulados de desocupação das comunidades, orientando moradores sobre como agir em caso de ocorrências e sinalizando as rotas de fuga e pontos de apoio, no caso de acionamento de sirenes.

Neste ano, foram formados voluntários de vários bairros, como Porto do Rosa, Salgueiro, Pita, Neves, Jockey e outros. No curso, todos aprenderão sobre noções básicas de Defesa Civil e voluntária, comunicação de emergência, abrigos temporários, produtos perigosos, combate aos princípios de incêndio, atendimento pré-hospitalar e a importância da higienização das residências após chuvas, dentre outros.

Outro projeto considerado fundamental é a Defesa Civil do Futuro, que neste ano atingiu cerca de 300 alunos, com atividades teóricas e práticas. Os estudantes recebem noções de risco ambiental, cidadania, meteorologia, descarte correto do lixo, planejamento e reflorestamento e primeiros socorros, além de desenvolver oficinas de pluviômetros feitos com garrafas plásticas. O projeto é uma iniciativa da Defesa Civil em parceria com a Secretaria de Educação.

“Realizamos ações desde janeiro para toda a cidade, instruindo a nossa população. É um trabalho que precisa ser constante. Cada voluntário que formamos nossa ajuda nessa missão, são pessoas dedicadas que podem nos ajudar nos casos de desastres e em abrigos. Também ficamos felizes instruindo nossas crianças e ao realizarmos a desocupação através do acionamento das sirenes do Sistema de Alerta e Alarme. É um trabalho que vem rendendo frutos e nos ajuda a estarmos preparados para lidar com possíveis desastres. Em 2026, seguiremos com afinco e determinação nas nossas ações pela cidade”, destacou.

Fonte: PMSG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *