WhatsApp-Image-2025-07-18-at-10.22.47-800x566

Imagem/Reprodução

Novo batalhão vai funcionar no antigo 3º Batalhão de Infantaria do Exército

Antiga reivindicação do segundo mais populoso município do estado, um novo batalhão da Polícia Militar em São Gonçalo acaba de ser criado por decreto assinado pelo governador Cláudio Castro, publicado no Diário Oficial. Responsável pela área de policiamento da circunscrição de duas das quatro delegacias de São Gonçalo, o futuro 1º BPM funcionará na área do antigo 3º Batalhão de Infantaria do Exército, no bairro de Venda da Cruz.

 

No momento, essa área é ocupada pela Companhia Destacada do RECOM (Rondas Especiais e Controle de Multidão), unidade do Comando de Polícia Especializada da Secretaria de Estado de Polícia Militar.

De acordo com o decreto 49.472, o 1º BPM ficará responsável pelo policiamento ostensivo dos bairros que integram a área da 72ª DP (São Gonçalo) e 73ª DP (Neves), deixando com o atual 7º BPM (São Gonçalo) as áreas da 74ª DP (Alcântara) e 75ª DP (Rio do Ouro).

A decisão vem corrigir uma distorção histórica da área de segurança pública do Estado do Rio de Janeiro. Por sua extensão territorial, localização geográfica e principalmente pelo tamanho da população, São Gonçalo necessita de mais de uma unidade operacional para o policiamento ostensivo no município.

– Ao planejarmos nossas ações de policiamento com foco numa área menor, os resultados serão sempre melhores. Tenho certeza de que a criação do novo batalhão proporcionará benefícios para todos, especialmente para a sociedade de São Gonçalo, que há anos reivindica a instalação de uma nova unidade – explica o secretário da SEPM, coronel Marcelo de Menezes.
Atualmente, os policiais militares do 7º BPM são responsáveis pelo policiamento ostensivo de uma área de 251 quilômetros quadrados e uma população de superior a 1 milhão de habitantes, a maior do estado depois da capital.

Cortado por duas importantes rodovias – RJ-104 e BR-101, a primeira estadual e a segunda federal -, São Gonçalo é um município estratégico para área de segurança do estado, pois recebe todo o tráfego rodoviário, ligando as regiões Norte e Sul do país, além de fazer parte do corredor turístico em direção à Região dos Lagos e parte da Região Serrana.

Sem necessidade de grandes intervenções na estrutura do prédio, o 1º BPM vai funcionar onde hoje está em operação a 2ª Companhia do RECOM. Com a nova unidade operacional na região Leste Fluminense, o 4º Comando de Policiamento de Área (CPA) passará a ficar responsável por cinco batalhões: 1º BPM e 7º BPM, ambos em São Gonçalo; 12º BPM (Niterói), 25º BPM (Cabo Frio) e 35º BPM (Itaboraí).

Fonte: Ascom/PMRJ

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *