A ETE São Gonçalo vai tratar aproximadamente 600 litros de esgoto por segundo

A ETE São Gonçalo vai tratar aproximadamente 600 litros de esgoto por segundo. Foto/Divulgação

Saneamento avança com novas redes, modernização de estações e tecnologias que garantem água e dignidade para a população
São Gonçalo vai celebrar seus 135 anos nesta segunda-feira, dia 22, com um presente de valor para seus quase 960 mil habitantes: obras que estão melhorando o saneamento da cidade. Novas redes de água e esgoto, modernização de estações de tratamento, ampliação de sistemas de bombeamento e implantação de Coletores em Tempo Seco (CTS) são alguns dos compromissos colocados em prática pela Águas do Rio para garantir mais regularidade no fornecimento e qualidade de vida para a população dessa cidade da Região Metropolitana.
O investimento, superior a R$ 100 milhões, inclui a instalação de CTS, equipamentos que direcionam o esgoto despejado em rios e galerias de águas pluviais diretamente para as estações de tratamento. Com capacidade de captar até 12 milhões de litros por dia, o sistema já beneficia cerca de 130 mil pessoas contribuindo para a balneabilidade da Praia das Pedrinhas, assim como na recuperação da Baía de Guanabara.
Implantação do Coletor de Tempo Seco (CTS) em São Gonçalo. Foto/Divulgação
A Praia das Pedrinhas, por sinal, recebeu recentemente, a implantação de quase dois quilômetros de rede do sistema de esgotamento sanitário que proporciona uma nova realidade para os moradores e comerciantes da região.
A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) localizada no bairro Boa Vista terá sua capacidade ampliada de 450 para 600 litros por segundo. Já a unidade do Jardim Catarina passou por melhorias estruturais que aumentam sua eficiência operacional.
“Estamos investindo de forma contínua porque a população local merece ter segurança no abastecimento, além de coleta e tratamento adequados de esgoto. Queremos oferecer um serviço de excelência, promovendo qualidade de vida aos moradores e preservando ecossistemas, dando uma valiosa contribuição para a cidade”, afirma Diogo Freitas, diretor-executivo da Águas do Rio.
Implantação de rede no bairro Sacramento. Foto/Divulgação
Benefícios chegam a várias localidades
Os bairros Santa Luzia, Sacramento, Ieda, Eliane e Bom Retiro tiveram mais de 100 quilômetros de novas redes de distribuição de água implantadas, o que beneficiou aproximadamente 50 mil pessoas.
Margareth Correia – Satisfação com o Abastecimento após anos de sufoco. Foto/Divulgação
Outras regiões também receberam melhorias e, entre as contempladas está a dona de casa Margareth Correa, moradora há 34 anos da comunidade da Chumbada, no Mutondo. Ela viu sua realidade mudar após a implantação da rede e de um novo sistema de bombeamento na localidade. “Antigamente, eu tinha de ir até a casa da minha sogra, em Neves, para encher galões e colocar na caixa d’água. Fazia isso diversas vezes, pois éramos cinco em casa, sendo três crianças. Depois, meu marido passava a madrugada acordado com a bomba ligada para puxar água. Agora não tenho mais essa preocupação. Tenho fornecimento quase todos os dias. O sufoco passou”, relatou.
Outros investimentos reforçam a modernização do sistema. Válvulas controladoras de pressão, conhecidas como válvulas inteligentes, ajustam automaticamente a força da água dentro das tubulações. Isso permite equilibrar a distribuição, reduzindo perdas e garantindo que regiões mais altas ou distantes recebam abastecimento com a mesma qualidade.
Novos sistemas de bombeamento também estão sendo instalados em diversos bairros, assegurando fornecimento constante em áreas críticas. Até o final do ano, o município vai receber mais de 50 equipamentos em localidades com histórico precário de abastecimento. Somente na região do Anaia cinco bombas foram instaladas beneficiando mais de 5,5 mil pessoas.
A concessionária, integrante do grupo Aegea Saneamento, também participa de eventos importantes da cidade, como o São Gonçalo Fest, que anima o público entre os dias 18 e 22 de setembro na Arena São Gonçalo, na Avenida Jornalista Roberto Marinho, e o desfile cívico-militar, que mobiliza milhares de pessoas no dia 22, aniversário do município.
Com esses investimentos e melhorias em infraestrutura, São Gonçalo não apenas celebra 135 anos de história, mas também projeta um futuro mais sustentável, moderno e com mais qualidade de vida para todos os seus moradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *