
Reunião Mercocidades. Foto/Divulgação

“A Cúpula será uma oportunidade valiosa para o intercâmbio de experiências e para discutirmos o papel dos municípios na segurança pública. Os prefeitos não podem mais se omitir diante desse tema, que impacta diretamente a vida nas cidades”, afirmou Rodrigo Neves. “A segurança afeta a rotina dos moradores, o uso dos espaços públicos, a atração de investimentos e o desenvolvimento econômico. Precisamos enfrentar esse desafio de forma integrada”, completou.

Acompanhado pelo secretário Executivo da Prefeitura de Niterói, Felipe Peixoto, e pela subsecretária de Gestão de Projetos e Relações Internacionais, Katherine Azevedo, Neves também tratou da ampliação da participação da rede Mercocidades nos fóruns promovidos pela Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).
Durante a visita, foi confirmada a realização, em outubro, da Escola de Resiliência em Niterói — uma formação na área das mudanças climáticas promovida pelo Mercocidades voltada para representantes das cidades que integram a rede.
No encontro, os dois gestores reafirmaram a parceria entre as cidades e trocaram experiências sobre segurança pública. Neves apresentou o modelo implementado em Niterói, baseado na integração das forças de segurança e no monitoramento realizado pelo Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), além dos avanços registrados nos índices da cidade. O prefeito de Canelones também confirmou sua presença na XXX Cúpula do Mercocidades que será realizada em Niterói no mês de dezembro.