
Foto/Divulgação: Alerj
A promoção periódica de capacitações de profissionais sobre a Retinopatia Diabética poderá ser uma das diretrizes da política de prevenção ao diabetes, instituída pela Lei 3.885/22. A nova determinação consta no Projeto de Lei 3.959/24, de autoria da deputada Carla Machado (PT), que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, em primeira discussão, nesta terça-feira (03/06). A medida ainda precisa passar por uma segunda votação na Casa.
A capacitação deverá ser ofertada pelo Poder Executivo, em especial para os profissionais integrantes das equipes de Saúde da Família e da Atenção Primária. A Retinopatia Diabética é uma das complicações mais comuns e graves do diabetes, danificando os vasos sanguíneos da retina, a parte sensível à luz na parte posterior do olho. Esta condição pode levar a problemas de visão, como visão embaçada ou dupla, e, se não tratada, pode causar cegueira.
“Além de melhorar a qualidade do atendimento prestado, a capacitação desses profissionais terá um impacto positivo na prevenção de complicações graves, promovendo uma melhor qualidade de vida para as pessoas com diabetes. A formação contínua e especializada também reduzirá os custos associados ao tratamento de complicações avançadas e aliviando a sobrecarga do sistema de saúde”, afirmou Carla Machado.
Fonte: Alerj