
Com atrações gratuitas, o 18º Niterói em Cena – Festival Internacional de Teatro será realizado, de 16 a 28 de setembro, em vários espaços do município fluminense. Com direção de Fabio Fortes, o evento reúne sucessos dos palcos brasileiros, além de atrações da Argentina, do Peru e do Chile. O evento também conta com uma mostra estudantil, uma mostra de cenas curtas, oficinas de teatro e uma rodada de negócios
Entre os maiores eventos de artes cênicas do país, o Niterói em Cena – Festival Internacional de Teatro chega à sua maioridade. De 16 a 28 de setembro, sua 18ª edição vai ocupar palcos e ruas do município fluminense, com espetáculos regionais, nacionais e internacionais gratuitos que traçam um abrangente panorama do teatro contemporâneo. Na programação, estão seis espetáculos brasileiros aclamados, quatro atrações de teatro de rua (do Brasil, da Argentina, do Peru e do Chile), a Mostra Estudantil (com 75 cenas nacionais) e a Mostra Cenas Curtas (com 15 cenas nacionais). Haverá também uma rodada de negócios e oficinas teatrais com profissionais consagrados. O 18° Niterói em Cena foi contemplado no Edital Fomenta Festival 2024, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, e patrocinado pela Secretaria Municipal das Culturas de Niterói. Mais informações no site www.niteroiemcena.com.br.
“O Niterói em Cena tem uma importância enorme para a cena cultural da nossa cidade. Ao chegar à sua 18ª edição, o festival reafirma uma trajetória consolidada, marcada pela tradição de valorizar os artistas locais e, ao mesmo tempo, de atrair produções nacionais e internacionais de grande relevância. Esse encontro entre o que se produz em Niterói e o que chega de outros lugares fortalece nosso ambiente cultural, amplia referências e inspira novas gerações. Mais do que um evento, o Niterói em Cena é um espaço de formação, de troca e de democratização do acesso às artes cênicas, garantindo que a cultura seja vivida como um direito de todos e todas”, conta Júlia Pacheco, secretária das Culturas de Niterói.
O diretor do festival, Fabio Fortes, lembra que o Niterói em Cena começou, em 2008, como um festival de esquetes. Hoje, dezoito edições consecutivas depois, já recebeu grandes nomes das artes cênicas do país, conquistando reconhecimento como um dos mais relevantes festivais de artes cênicas do Brasil. “A maioridade chegou junto com muita energia para avançar por mais tempo. Para esta edição, estamos preparando uma programação muito especial. E com novidades! Tudo isso para proporcionar ao niteroiense um pouco do que há de melhor quando o assunto é teatro”, celebra Fabio Fortes.
Na Mostra Peças, estarão em cartaz os espetáculos “Kawó – O Rei chama” (Niterói/RJ), com Gabriel Mendes; “Meu Caro Amigo” (Rio de Janeiro/RJ), com Kelzy Ecard; “Policarpo Quaresma – O Musical” (Rio de Janeiro/RJ), com direção de Rubens Lima Jr.; “Terapia Infernal” (Rio de Janeiro/RJ), com Rafael Infante; “Macacos” (São Paulo/SP), com o premiado Clayton Nascimento; e “Por que não nós?” (Rio de Janeiro/RJ), com direção de Débora Lamm. Na Mostra Rua, “Cuidado! Um palhaço mau pode arruinar sua vida” (Argentina), com o famoso Palhaço Chacovachi; “Inka Clown Show” (Peru), com Atawallpa Coello; “Como Cozinhar uma Criança” (Juiz de Fora/MG), com dramaturgia e direção de Tairone Vale; e “O Abrazo Girafa” (Chile), com Martias Donoso.
O 18° Niterói em Cena também contará com a Mostra Estudantil, de 16 a 18 de setembro, na Sala Nelson Pereira dos Santos, voltada para alunos de escolas da rede pública e privada de ensino regular, além de cursos livres de teatro. De abrangência estadual, é composta por 75 peças curtas de até 8 minutos, divididas em cinco turnos de apresentação. O principal objetivo da mostra é estimular a prática da linguagem teatral, oferecendo um espaço de representação com estrutura cênica profissional para jovens iniciantes e amadores, viabilizando experiências artísticas memoráveis para os envolvidos.
O evento também recebe a Mostra Cenas Curtas, de 19 a 21 de setembro, no Theatro Municipal de Niterói. De abrangência nacional, é composta por 15 peças curtas entre 10 e 18 minutos. As peças reunidas apresentam uma pluralidade de linguagens, diversidade temática e representatividade regional, de gênero e de raça. O principal objetivo dessa mostra é incentivar a prática teatral e apresentar uma visão panorâmica do teatro praticado na atualidade.
Pela primeira vez, o Niterói em Cena contará com uma rodada de negócios (dia 27/09, das 11h às 19h). A iniciativa vai promover o encontro entre artistas e produtores culturais, curadores de festivais de teatro e programadores de salas de espetáculo públicos e privados. “Cada artista terá a oportunidade de expor para esses profissionais seu projeto e trajetória, facilitando a criação de novas conexões, parcerias e a realização de negócios”, explica Fabio Fortes. As inscrições serão via formulário eletrônico disponibilizado no site www.niteroiemcena.com.br.
“Como vereador e presidente da Comissão de Cultura da Câmara Municipal, vejo no Niterói em Cena uma política cultural fundamental. Ao longo de 18 anos, o festival não apenas trouxe grandes espetáculos gratuitos para a população, mas também criou oportunidades de formação e inclusão, com oficinas e a mostra estudantil, que aproximam crianças e jovens do fazer teatral. Essas ações revelam talentos, despertam vocações e garantem que o direito à cultura seja uma realidade vivida por todos, consolidando Niterói como uma cidade que valoriza, fomenta e democratiza o acesso às artes”, acrescenta Leonardo Giordano.
Atividades Formativas
O 18º Niterói em Cena oferecerá quatro oficinas teatrais abertas ao público com inscrições gratuitas: “Oficina de Teatro Gestual”, com Helena Marques (19/09); “Manual e Guia do Palhaço de Rua”, com Chacovachi (20/09); “Brecht agora – Pensamentos e Jogo”, com Marcos Henrique Rego (21/09); e “O Corpo e as Epistemologias Exusíacas nas Artes da Cena”, com Cátia Costa (28/09). Inscrições e mais informações no site www.niteroiemcena.com.br.
Retirada de ingressos
Todas as atrações do 18° Niterói em Cena são gratuitas mediante a doação de um quilo de alimento não-perecível. Para assistir às atrações da Mostra Peças, haverá distribuição de senhas, sempre a partir das 18h, com exceção do dia 16/09, que terá entrada liberada, sujeita à lotação do espaço. Para assistir às sessões da Mostra Estudantil e da Mostra Cenas Curtas, basta se dirigir ao local da apresentação. Não será necessário retirar ingressos na bilheteria. A entrada do público estará condicionada à lotação do espaço.
Programação por dia
16/09 – Terça-feira
Mostra Estudantil
Local: Sala Nelson Pereira dos Santos
Horário: 14h (apresentação de cenas)
Classificação: livre
Duração: 2h30
Mostra Peças (Kawó – O Rei chama – Niterói/RJ)
Sinopse: O espetáculo apresenta uma África ancestral e imaginária e narra a preparação do “dia do Obá Xangô”. Uma família composta por uma mãe, quatro filhos e um avô passam o dia preparando a festividade. Os seis trabalham para que tudo seja perfeito e relembram as narrativas que compõem a trajetória que levaram o Xangô menino a se tornar um dos mais respeitados e cultuados orixás.
Local: Teatro Popular Oscar Niemeyer
Horário: 15h
Classificação: livre
Duração: 1h10 minutos
17/09 – quarta-feira
Mostra Estudantil
Local: Sala Nelson Pereira dos Santos
Horário: 10h (turno manhã) e 14h (turno tarde)
Classificação: livre
Duração: 2h30 (cada turno)
18/09 – quinta-feira
Mostra Estudantil
Local: Sala Nelson Pereira dos Santos
Horário: 10h (turno manhã) e 14h (turno tarde)
Classificação: livre
Duração: 2h30 (cada turno)
19/09 – sexta-feira
Atividade Formativa (Oficina de Teatro Gestual, com Helena Marques)
A metodologia segue a linha da autonomia criativa e tem como base o trabalho desenvolvido em 15 anos de oficinas ministradas pela Dobra, cuja principal fonte de inspiração é a LISPA (London International School of Performing Arts – Escola Internacional de Artes Performáticas de Londres), além de conceitos de Jacques Lecoq, Dario Fo, Ariane Mnouchkine, Juliana Carneiro da Cunha, John Mowat, Julio Adrião e Eve Doe Bruce.
Público-alvo: atores e estudantes de teatro
Local: Macquinho
Horário: 14h às 18h
Classificação: 18 anos
Número de vagas: 40
Mostra Cenas Curtas (cinco cenas)
Local: Theatro Municipal de Niterói
Horário: das 20h às 22h30
Classificação: livre
20/09 – sábado
Mostra Rua (Cuidado! Um palhaço mau pode arruinar sua vida – Argentina)
Sinopse: Num mundo cheio de contratempos, inocência, acidez, conformismo e rebeldia, este palhaço é um verdadeiro vingador dos adultos. Autêntico, quebra todos os códigos tradicionais dos palhaços, em sua luta para entreter sem estupidificar e sobreviver na tentativa.
Local: Campo de São Bento
Horário: 11h
Classificação: livre
Duração: 55 minutos
Atividade Formativa (Manual e Guia do Palhaço de Rua, com Chacovachi)
A oficina é direcionada aos artistas ou futuros artistas que queiram descobrir os segredos do palhaço de rua para aplicá-los nessa disciplina ou em qualquer outra. Direcionado ao trabalho individual em lugares não-convencionais esta oficina se compõe em três partes: treinamento, teoria e filosofia, postura corporal.
Público-alvo: artistas ou futuros artistas
Local: Macquinho
Horário: 14h às 18h
Classificação: 16 anos
Número de vagas: 40
Mostra Cenas Curtas (cinco cenas)
Local: Theatro Municipal de Niterói
Horário: das 20h às 22h30
Classificação: livre
21/09 – domingo
Mostra Rua (Inka Clown Show – Peru)
Sinopse: Um palhaço latinoamericano vem mostrar o que traz na sua maleta. É um espetáculo envolvente e repleto de ternura, graça e beleza sendo, ao mesmo tempo, cômico e delicado. Uma obra poética, que traz em sua essência a expressão cultural do teatro de rua latino.
Local: Macquinho
Horário: 11h
Classificação: livre
Duração: 40 minutos
Atividade Formativa (Brecht agora – Pensamentos e Jogo, com Marcos Henrique Rego)
A partir da afirmação do saudoso mestre Aderbal Freire-Filho de que era necessário reconhecer Bertolt Brecht como fundamental para o teatro contemporâneo, abordaremos uma breve linha temporal acerca do trabalho do ator, realizaremos experimentos de sensibilização e exercícios com trechos de obras brechtianas.
Público-alvo: atores em geral
Local: Macquinho
Horário: 14h às 18h
Classificação: 14 anos
Número de vagas: 40
Mostra Cenas Curtas (cinco cenas)
Local: Theatro Municipal de Niterói
Horário: das 20h às 22h30
Classificação: livre
23/09 – terça-feira
Mostra Peças (Meu Caro Amigo – Rio de Janeiro/RJ)
Sinopse: Norma é professora de História e viveu as grandes transformações do país de forma intensa e apaixonada. E mesmo nos momentos mais difíceis, nunca se sentiu completamente sozinha: era como se Chico Buarque de Hollanda adivinhasse os seus sentimentos e criasse músicas pensando nela. E, então, decide realizar um sonho acalentado desde menina: um show onde canta e declara seu amor ao ídolo.
Local: Teatro Popular Oscar Niemeyer
Horário: 20h
Classificação: 12 anos
Duração: 1h20 minutos
24/09 – quarta-feira
Mostra Peças (Policarpo Quaresma – O Musical – Rio de Janeiro/RJ)
Sinopse: Espetáculo inspirado em “O Triste Fim de Policarpo Quaresma” celebra o teatro de revista e nossa literatura com dança, música e emoção para novos públicos.
Local: Teatro Popular Oscar Niemeyer
Horário: 20h
Classificação: 14 anos
Duração: 2h (com 10 minutos de intervalo entre os dois atos)
25/09 – quinta-feira
Mostra Peças (Terapia Infernal – Rio de Janeiro/RJ)
Sinopse: Quem verdadeiramente tem coragem de se expor para si mesmo? Quem consegue habitar a zona desconfortável do questionamento? O Diabo escolhe a dedo seus pacientes que farão vir à tona as observações mais relevantes sobre a humanidade, com muito humor e musicalidade.
Local: Teatro Popular Oscar Niemeyer
Horário: 20h
Classificação: 16 anos
Duração: 1h15
26/09 – sexta-feira
Mostra Rua (Como cozinhar uma criança – Juiz de Fora/MG)
Sinopse: Em um programa de culinária ao vivo, dois cozinheiros ensinam uma receita cujos ingredientes principais são, nada mais e nada menos, que… CRIANÇAS. A ideia é preparar devidamente os pequenos para que não se tornem adultos intragáveis.
Local: Praça João Saldanha, em Santa Barbara
Horário: 17h30
Classificação: livre
Duração: 50 minutos
Mostra Peças (Macacos – São Paulo/SP)
Sinopse: Espetáculo sobre como o racismo está enraizado na história do Brasil. Uma reflexão sobre o adjetivo MACACO, usado contra pessoas negras em todo o mundo. Além disso, a colonização é abordada para justificar a estrutura social e cotidiana do Brasil de 1500 até os dias de hoje.
Local: Teatro Popular Oscar Niemeyer
Horário: 20h
Classificação: 14 anos
Duração: 3h
27/09 – sábado
Rodada de Negócios
Local: Cúpula do Caminho Niemeyer
Horário: das 11h às 19h
Mostra Peças (Por que não nós? – Rio de Janeiro/RJ)
Sinopse: Comédia em que três amigos discutem, com humor, tabus e reflexões sobre a construção da masculinidade.
Local: Teatro Popular Oscar Niemeyer
Horário: 20h
Classificação: 14 anos
Duração: 1h
28/09 – domingo
Atividade Formativa (O Corpo e as Epistemologias Exusíacas nas Artes da Cena, com Cátia Costa)
Vivência teórico-prática a respeito de conhecimentos ligados ao Orixá Exú (Obá Oritá Metá). E sobretudo, algumas considerações sobre questões artísticas, espirituais e políticas que podem ser analisadas sobre a visão exusíaca. Como o teatro ou as artes da cena podem ser atravessados por um conhecimento ancestral negro-africano?
Público-alvo: Estudantes de teatro, dança. Artistas. Atores, atrizes, bailarinos e dançarinos. Pessoas interessadas no tema independente de alguma relação com as Artes.
Local: Macquinho
Horário: 10h às 13h
Classificação: 16 anos
Número de vagas: 40
Mostra Rua (O Abrazo Girafa – Chile)
Sinopse: Espetáculo solo, de rua e para toda família. Malabarismo com piões acrobáticos acompanham o grande desafio que dá nome ao espetáculo. O clássico número de equilibrismo com um monociclo girafa, que neste caso mede mais de 2 metros. Subir nas alturas, equilibrar uma bola de cristal no topo da cabeça e malabarear com três facões é o desafio.
Local: Espaço Eco Cultural
Horário: 11h
Classificação: livre
Duração: 45 minutos
Caruru e Samba das Yabás (encerramento do festival)
Local: Teatro Popular Oscar Niemeyer – foyer térreo
Horário: das 13h às 19h
Ficha técnica
Diretor-geral: Fabio Fortes
Diretora de produção: Vivian Sobrino
Coordenadora de produção: Thaynná Curcino
Produtores: Fagner Emerich, Letícia Marinho, Notreve Monteiro e Thomás Baldan
Professores (cursos de teatro): Campello (e Cia. Transparente), Fagner Emerick, Helena Marques, Jaqueline Lobo, Jordan Carvalho, Marcos Ácher, Notreve Monteiro, Raphael Pompeu (e Cia. Móvel de Teatro), Rodrigo Lontra e Sylvio Moura
Oficineiros (Atividades Formativas): Cátia Costa, Chacovachi, Helena Marques e Marcos Henrique Rego
Apresentador: Thiago Chagas
Coordenador técnico: Wilson Nazare
Coordenadoras de acessibilidade: Graciela Pozzobon e Stephannie Carvalho
Coordenação administrativo-financeira: Realize Cultura
Iluminador: Palito
Designer gráfico: Guido Fortes
Editor de vídeos: Tairone Vale
Desenvolvedor site: Moreno Almeida
Fotógrafo / Filmaker: Daniel Janssens
Social media: Carol Mitrof e Gabrielle Crelier
Assessora de imprensa: Rachel Almeida | Racca Comunicação
Realização: Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro
Patrocínio: Secretaria Municipal das Culturas de Niterói
Endereços:
Sala Nelson Pereira dos Santos (475 lugares)
Avenida Visconde do Rio Branco, 880 – São Domingos, Niterói/RJ
Theatro Municipal de Niterói (400 lugares)
Tel: 3628-6908
Rua Quinze de Novembro, 35 – Centro, Niterói/RJ
Teatro Popular Oscar Niemeyer (454 lugares)
Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s/nº – Centro, Niterói/RJ
Praça João Saldanha – Santa Barbara, Niterói/RJ
Campo de São Bento – Alameda Edmundo de Macedo Soares e Silva, s/nº – Icaraí
Macquinho – Rua Nair Margem Pereira, s/nº – Boa Viagem
Espaço Eco Cultural – Avenida Celso Kelly, 378 – Piratininga
Fonte: Racca Comunicação – Rachel Almeida