
A Prefeitura de Niterói decretou, nesta quarta-feira (10), luto oficial de três dias na cidade pelas mortes de Eva de Lourdes Santana Amóra, pedagoga e diretora dos jornais A Tribuna e Jornal de Icaraí, e do empresário André Bittencourt do Valle.
“Matriarca de uma querida família niteroiense, esposa do amigo jornalista Jordan Amóra, mãe dos amigos Luiz Jourdan e Gustavo, e avó de Ana Luiza, Dona Eva, como era carinhosamente conhecida, sempre foi combativa pela democracia, liberdade de expressão e justiça social. Já André, apaixonado por Niterói e também de uma família muito querida, era filho da minha amiga já falecida a jornalista Elzita Bittencourt, pai do jovem vereador carioca Flavio Valle e sobrinho da também amiga Tetê Suzuki”, disse o prefeito Rodrigo Neves.
Eva Amóra se formou em História pelo Instituto de Ciências Humanas e Filosofia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Em 1967, antes de se casar com Jourdan Amora, ela se tornou sócia do jornal A Tribuna e, depois, do Jornal de Icaraí, lançado em 1972. Ela tinha 84 anos e faleceu em razão de uma parada cardiorrespiratória.
André Valle tinha 57 anos e foi fundador das tradicionais cervejarias Masterpiece e bar Máfia, além de diretor do Rio Cricket e coordenador da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ele faleceu após um acidente de moto.
As cerimônias fúnebres de Eva Amóra e André Valle vão ocorrer na tarde desta quarta-feira (10), no Cemitério Parque da Colina, em Pendotiba.