
Foto/Divulogação
A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está reforçando a necessidade de intensificação da vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) para adolescentes e jovens que ainda não receberam o imunizante. A ação, chamada de “estratégia de resgate”, é voltada para o público de ambos os sexos, com idade entre 15 e 19 anos, 11 meses e 29 dias, e segue até dezembro de 2025.
O objetivo da iniciativa é garantir que quem perdeu a oportunidade de se vacinar anteriormente possa receber a dose, aumentando a cobertura vacinal e ampliando a faixa etária protegida contra o HPV. A imunização é fundamental para prevenir complicações decorrentes da infecção pelo vírus, como câncer de colo do útero, vulva, pênis, ânus, orofaringe e o surgimento de verrugas genitais.
O esquema vacinal recomendado para essa faixa etária é de dose única (DU). A vacina está disponível gratuitamente nas Unidades de Saúde do município para meninos e meninas de 9 a 19 anos, 11 meses e 29 dias.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Analice Rangel, ampliar a cobertura vacinal é essencial para proteger a população e evitar o avanço de doenças preveníveis.
“O HPV é uma das infecções sexualmente transmissíveis mais comuns, mas pode ser evitado com a vacinação. Quanto mais pessoas imunizadas, menor é a circulação do vírus”, destacou a secretária.
Para se vacinar, basta comparecer à unidade de saúde mais próxima, levando documento de identidade, cartão SUS, CPF e cartão de vacinação.