bf0a0e92-d464-47ef-98eb-eeff96c6edc8

Foto/Divulgação: Hayza Ramos

Atuação conjunta é realizada desde 2024 para promoção de inserção no mercado de trabalho

A desigualdade social e racial no Brasil segue sendo um dos principais entraves ao desenvolvimento econômico e à construção de um mercado de trabalho mais justo e representativo. Jovens negros enfrentam índices mais elevados de desemprego e informalidade, além de maiores dificuldades de acesso a oportunidades comprometidas. É nesse contexto que o Instituto PROA e o Movimento pela Equidade Racial (MOVER) renovam, pelo terceiro ano consecutivo, uma parceria voltada à promoção da equidade racial e à ampliação do acesso ao emprego formal.

Firmada em 2024, uma parceria entre as duas instituições que impactam jáu mais de 40 mil jovens negros por meio da Plataforma PROA – curso gratuito de formação profissional voltado a estudantes de escolas públicas com idades entre 17 e 22 anos. O programa tem como foco o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e competências técnicas, além de oferecer apoio na conquista do tão sonhado primeiro emprego. No último ano, a MOVER disponibilizou mais de mil bolsas de cursos de idiomas como inglês, espanhol e francês para jovens negros egressos do PROA, além de promover visitas a empresas como Alpargatas e Arcos Dorados, ampliando as oportunidades de desenvolvimento profissional. 

“Foi em uma dessas visitas que surgiu uma oportunidade para mim. Nós visitamos a Arcos Dorados, a maior franqueadora do McDonald’s. Foi uma experiência incrível. Ao final, abri uma vaga para os jovens que estavam lá e, felizmente, fui aprovado no processo seletivo. É um ambiente diferente de tudo o que eu havia vivido até então e também da realidade das pessoas próximas a mim. Estou gostando muito de conhecer novas pessoas, culturas e, principalmente, de perceber minha evolução pessoal a cada dia, mesmo em meio às dificuldades”, celebra Gustavo dos Santos Silva, jovem formado pelo PROA em 2025.

De acordo com o Boletim sobre a Desigualdade Racial no Mercado de Trabalho, divulgado pelo Ministério do Trabalho no segundo semestre de 2024, pessoas negras seguem sendo as mais impactadas pelo desemprego, pela informalidade e pelos menores níveis de renda. Segundo a CEO e presidente do Instituto, Alini Dal’Magro, uma parceria seguirá neste ano para cumprir o compromisso de promover a inclusão produtiva da juventude negra. 

“Essa iniciativa representa a união de esforços para romper o ciclo da pobreza por meio do acesso ao emprego digno. Dialogar com organizações comprometidas com a equidade racial é fundamental para ampliar nosso impacto e transformar a realidade de milhares de jovens”, afirma. 

Para Natália Paiva, diretora-executiva do MOVER, a equidade racial é uma condição essencial para o desenvolvimento do Brasil. “Ao criar caminhos concretos para que os jovens negros tenham acesso à formação, ao emprego e às novas perspectivas de futuro, contribuamos para transformar realidades individuais e fortalecer o país como um todo”, destaca. 

Sobre o Instituto PROA

Fundado em 2007, o Instituto PROA é uma das principais pontes entre jovens de baixa renda da rede pública e do mercado de trabalho formal no Brasil. Sob a liderança de Alini Dal’Magro, presidente e CEO da organização, o instituto oferece formação gratuita com foco no desenvolvimento técnico e socioemocional, por meio de programas próprios nos formatos on-line e híbridos. Sua principal iniciativa é a Plataforma PROA, que registra uma taxa de empregabilidade de 65% entre os participantes formados. O instituto também mantém o curso ProProfissão, voltado à formação de programadores Java, com índice de empregabilidade de 80%, além do videocast “Bate-Papo com CEO”, que aproxima os jovens de lideranças empresariais. Atualmente, o PROA está presente em 12 estados brasileiros – São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Ceará, Pará, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba e Alagoas – e já impactou mais de 100 mil jovens. 

Sobre o MOVER

O MOVER (Movimento pela Equidade Racial) é uma associação sem fins lucrativos que, por meio de conscientização, fomenta o desenvolvimento de carreiras e a inovação inclusiva de pessoas negras, visa promover e acelerar a equidade racial. Atualmente, é formada por 56 empresas que atuam de forma colaborativa: Alcoa, ALLOS, Amazon, Ambev, Americanas SA, Alpargatas, Arcos Dorados-McDonald’s, Assaí, Atento, Bain & Company, Bayer, BNDES, Bunge, Cargill, Cia de Talentos, Coca-Cola Brasil, Cogna, Colgate-Palmolive, CSN, Danone, Descomplica, DHL Supply Chain, Diageo, Disney, Dow Brasil, EF, Eli Lilly, General Mills, GM, Gerdau, GPA, Grupo Carrefour Brasil, Grupo L´Oréal no Brasil, Heineken, Klabin, Kenvue, Lojas Renner, MBRF, McKinsey & Company, Magalu, Mastercard, Michelin, Mondelëz International, Moove, Natura, Nestlé, PepsiCo, Pernod Ricard, Pluxee, PwC Brasil, RD – Raia Drogasil, Vale, Vila Nova Partners, Vibra, XP Inc. e Yduqs. Mais informações em www.somosmover.org e nas redes oficiais (Instagram | LinkedIn | YouTube). 

Fonte: João Manoel 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *