O Carnavalesco da Acadêmicos de Niterói, em frente à entrada do barracão da Escola, na Cidade do Samba. Foto/Divulgação - Eduardo Carvalho - Ascom/Neltur
A Acadêmicos de Niterói, defenderá o enredo “Do Alto do Mulungu Surge a Esperança: Lula, o Operário do Brasil” .Os trabalhos no barracão da Escola, estão em pleno vapor, realizado com muita criatividade e emoção e, de forma aguerrida juntamente à comunidade, a Escola niteroiense abrirá, no dia 15/02/2026 (Sábado), os desfiles do Sambódromo, palco do Carnaval do Rio, estreando com tudo no Grupo Especial, visando a conquista de mais um título, elevando ainda mais o nome de Niterói pelo mundo.
O Carnavalesco, Tiago Martins, agradece toda Diretoria, seu Presidente, a comunidade em geral pela chance de trabalhar este enredo.
“Agradeço muito o Presidente Wallace Palhares, pois ele veio com a ideia: “Vamos falar do Presidente?” _Vamos! Todos abraçamos a ideia, eu me identifico muito com o Lula, e desde a nossa ida até o Palácio Alvorada só confirmou o que eu sempre vivi. A gente precisa fazer um Carnaval à altura do nosso personagem, friso que nossa homenagem não é uma campanha! É uma homenagem como a Viradouro vai falar do Ciça, a Imperatriz do Ney Matogrosso… então por quê não falar do Lula? E sabe o que é melhor? É você fazer um enredo, homenageando uma pessoa em vida. E ao povo de Niterói eu devo muito, principalmente à comunidade. Na Marquês de Sapucaí, em Fevereiro deste ano, a comunidade de Niterói fez um desfile lindo com o “Vixe Maria”, tenho muito que agradecer várias personalidades do mundo carnavalesco da cidade.
A Unidos do Viradouro, com o enredo “Pra Cima Ciça!” tentará mais um título, materializando um sonho, segundo o Carnavalesco, Tarcísio Zanon.
“Este ano estamos materializando um sonho. Gosto de falar que o Ciça é uma Escola de Samba inteira em si, de samba, de música, de percussão… e a gente está com esse privilégio de contar essa história dele. O Ciça é hoje quem está há mais tempo fazendo esse trabalho e ele, além de fazer nosso corpo se movimentar, ele cria através do corpo dele, pois iniciou a carreira dele como passista, depois foi Mestre-Sala e depois ele leva isso às baterias e, talvez esse seja o grande diferencial do Ciça, além de musicalidade intuitiva que ele tem”, discorre Tarcísio.

“Tem sido uma honra pra mim trabalhar esse enredo, coordenando esse trabalho aqui na Viradouro. O Ciça ele faz nosso corpo dançar, sambar, se movimentar e agora a gente está fazendo essa grande homenagem, merecidíssima e agora, nos 55 anos dele de avenida, 70 anos de aniversário de Ciça, 80 anos da Unidos do Viradouro, Ciça é o que está mais tempo na Viradouro e, dentro da história dele que começou na Estácio, ele virou uma marca aqui pra Escola, foram dois títulos, então é uma delícia estarmos trabalhando esse enredo aqui na Escola”, declarou Tarcísio.
A Unidos do Viradouro desfilará na Segunda-feira (16/02/25), sendo a terceira Escola a desfilar, pelo Grupo Especial, no Sambódromo, da Marquês de Sapucaí.
Dentre as agremiações de Niterói, a tradicional G.R.E.S. Acadêmicos do Cubango também marca no Carnaval carioca. Para o Carnaval do próximo ano, o enredo será “O Sertão Não É Só Paisagem, Mas Uma Essência de Vida”. A Escola de Samba vislumbra ganhar mais um título, fechando os desfiles da Série Prata, no dia 15/02/26 (Domingo), pela Superliga.
Para isso o Carnavalesco André Tabuquine conta com sua experiência no mundo carnavalesco, adquirida desde os tempos de sua adolescência, na bateria da Escola de Samba Em Cima da Hora, onde as portas se abriram para ele ser o carnavalesco.

“Minha experiência é grande no mundo do Carnaval, pois comecei com 14 anos, na bateria da Em Cima da Hora e lá também fui Carnavalesco pela primeira vez. Aqui na Acadêmicos do Cubango todos podem ver que procuro me dedicar, todos sabem que sou minucioso e detalhista nas alegorias. E lá no Carnaval da Intendente para mim é mais um desafio, faremos um trabalho bem feito e apresentaremos um Carnaval muito bonito! Atualmente nós dividimos esse barracão com a União do Parque Acari, foi quando a Cubango viu minha dedicação. Esse novo enredo é desafiador porque a gente sabe que a Cubango vem de um chão muito forte de africanidade e estamos inovando com um enredo bem diferente do estilo e a Escola toda está abraçando essa diversão e cor que levaremos à Intendente Magalhães. Um enredo infantil onde um menino esperançoso de um novo amanhã vai provocar um impacto visual fora do comum, levando à Intendente um visual com muito Boom e um Tchan especiais, e esse será um diferencial nesta trajetória da Cubango”, analisa André.
“A Cubango é uma comunidade que me cativa cada vez mais, a Escola briga, desde os baluartes à Velha Guarda. O Carnaval veio mudando, mas desde os seus compositores que já não estão entre nós, os componentes infantis, os novos que chegam até a Velha Guarda, toda comunidade é muito aguerrida”, concluiu André.
A Acadêmicos do Cubango desfilará, no dia 15/02/2026 (Domingo), fechando os desfiles da Intendente de Magalhães, disputando o título pela Série Prata, da Superliga.

