20170208_GEORGE_ISRAEL_-_WLP_0163

Foto/Divulgação

Espetáculo A quem cabe grita chega à Sala Nelson Pereira dos Santos 
A Sala Nelson Pereira dos Santos recebe no sábado, 15 de novembro, às 19h, o espetáculo “A quem cabe grita”, com direção de Dimas Daniel e Luma Rangel.
O espetáculo “A quem cabe a grita” retoma a trajetória de duas mulheres fundamentais para pensar a sociedade brasileira: a maranhense abolicionista Maria Firmina dos Reis, a primeira romancista brasileira, e Laudelina de Campos Melo, integrante do primeiro sindicato de domésticas do Brasil. A encenação conta com poemas e depoimentos originais delas e, ainda, poemas inéditos escritos a partir da vida e obra dessas duas mulheres. Temas como relações de trabalho, antirracismo, amor e sobrevivência femininos encontram nosso mote.
Foto/Divulgação

Ficha Técnica
Dramaturgia: Dimas Daniel
Direção: Dimas Daniel e Luma Rangel
Direção de movimento: Thiago Caetano
Direção de produção: Anique Pessanha
Elenco: Ana Thereza, Andressa Honorato, Érika Mourão, Mari Castanheira, Suellen Andrade, Thaís Prestes e Zaila
Iluminação: Valdeci Corrêa
Figurino: Yohanna Oliveira
Designer gráfico: Fernanda Daemon

SERVIÇO
A quem cabe grita
Data: 15 de novembro
Horário: 19h
Duração: 60min
Classificação indicativa: 12 anos
** Entrada Gratuita (distribuição de ingressos 1h antes do início do evento)
‌Local: Sala Nelson Pereira dos Santos
End: Av. Visconde do Rio Branco, 880 – São Domingos, Niterói

Mona Vilardo se apresenta no Circuito de Rodas de Choro

Mona Vilardo apresenta o show “O Choro na Rádio”, no Circuito de rodas de Choro, que acontece no dia 16 de novembro, às 11h, no Solar do Jambeiro.
O Choro e o famoso concurso de Rainha do Rádio nasceram no Rio de Janeiro provocando um verdadeiro agito e mudança cultural na cidade.
Unindo um repertório de Choro com canções que foram sucesso na voz de grandes cantoras do Rádio, Mona Vilardo une essas duas potências culturais contando histórias e cantando canções que fizeram parte dessa época tão brasileira.
No repertório sucessos como “O X do problema” , “Chorei”, “Folha Morta” e “Tai” para contar a história de Aracy Cortes, Dalva de Oliveira e Carmen Miranda. É o Choro e a Era do Rádio juntos como nunca antes.
Foto/Divulgação
SERVIÇO
O Choro na Rádio com Mona Vilardo
Data: 16 de novembro (domingo)
Horário: 11 horas
Local: Solar do Jambeiro
Endereço: R. Pres. Domiciano, 195 – Ingá, Niterói – RJ
Feira Raízes do Jambeiro acontece neste domingo

Domingo, 16 de novembro é dia do projeto cultural Feira Raízes do Jambeiro, evento que já se consolidou na cidade e acontece em todo terceiro domingo de cada mês.
O evento trata-se de uma feira de economia solidária, com alimentos e bebidas artesanais, produtos orgânicos, teremos tb venda de livros, além de uma programação artística e cultural diversa.
A feira busca criar um espaço de encontro entre diferentes saberes, culturas e iniciativas, valorizando as raízes culturais de Niterói e seu entorno, e fomentando o consumo consciente, a convivência comunitária e o apoio a pequenos produtores, artistas e coletivos locais.
A programação conta com atrações musicais a cada edição, com destaque fixo para o Circuito de Rodas de Choro, além de outras performances que variam mensalmente.
Essa edição contará com o grupo Flor do Samba,  Dj Pinoud com Jorge Israel  e com a roda de conversa Leia Mulheres.

 Leia Mulheres
Rodas de conversas mensal com o objetivo de compartilhar a leitura de obras escritas por mulheres. Dessa vez com a obra “ Onde estão as bombas “ da Autora Tatiana Pequeno.

Flor do Samba:

O grupo Flor do Samba surgiu em 2015, a partir do coletivo artístico Primavera das Mulheres, com a intenção de pesquisar, valorizar e fortalecer a expressão da mulher no samba. Formado por Eliza Pragana, Lu Jablonski e Manoela Marinho, além de musicistas convidadas, o conjunto apresenta em seu repertório diferentes vertentes do samba, dos clássicos aos contemporâneos, buscando sempre difundir a produção feminina dentro do gênero. Ativamente presente, o grupo vem se consolidando e tendo participação constante em eventos cariocas da representatividade feminina no universo sambista, como o Encontro Nacional de Mulheres na Roda de Samba, Circuito das Mulheres na Roda de Samba, tributos à grandes sambistas como D. Ivone Lara, Tia Surica, Áurea Martins, Leci Brandão, entre outras, além de promover com frequência suas rodas em diversas localidades do Rio de Janeiro. Com diferentes formações, as integrantes do grupo têm em comum a presença constante nas rodas do bar Bip Bip, importante reduto do samba e da resistência cultural carioca. Além de musicistas, são também pesquisadoras e professoras, o que permite que a roda aconteça sem um roteiro pré-estabelecido, dinâmica e construída em comunhão com o público. Para além de trazer as problemáticas das questões de gênero no samba, gerando por exemplo o debate sobre letras e práticas machistas no meio, o projeto do Flor do Samba também visa fortalecer, impulsionar e encorajar a produção de compositoras da nova geração. Entre educadoras, compositoras, regentes e instrumentistas, as integrantes do Flor do Samba – que comemora sua união de uma década em 2025 – destacam-se na cena de rodas de mulheres, que há anos se consolidou no Rio de Janeiro e tem sido importante para o fortalecimento e renovação do gênero, que se torna mais inclusivo, plural e potente com a presença das mulheres

 Dj Pinaud e Geroge e Israel

DJ e multi instrumentista, João Pinaud mescla sonoridades da música brasileira com a música eletrônica.
George Israel, saxofonista e compositor de muitos sucessos do Kid Abelha e Cazuza.

Foto/Divulgação

SERVIÇO
Feira Raízes do Jambeiro
Data: 16 de novembro
Horário: 10h às 18h
Classificação: Livre
Ingresso: Gratuito
Programação:
09:30 – Leia Mulheres
10:00 às 18:00 – Feirinha
11:00 – Circuito Rodas de Choro (mais informações direto com a FAN)
15:30 –  Flor do Samba
17:00 – DJ Pinaud e George Israel
Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195, Ingá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *