
Thamires comemora o ouro em Varsóvia, juntamente com Flávio Ramos, treinador da seleção brasileira e do Sesi-SP / Foto/Divulgação: CBW
Após vencer o Ranking Series na Hungria, atleta carioca volta ao lugar mais alto do pódio em torneio internacional e sobe à 10ª posição no ranking mundial da categoria 76 kg
A carioca Thamires Machado, de 25 anos, vem colecionando excelentes resultados em sua turnê preparatória na Europa e se firma cada vez mais na elite mundial do wrestling. Após faturar o ouro no Ranking Series da Hungria também neste mês, a brasileira repetiu a dose neste sábado (2 de agosto) e foi a campeã do Aberto da Polônia na categoria 76 kg.
Na cidade de Varsóvia, Thamires enfrentou a torcida polonesa e bateu uma atleta da casa Patrycia Cuber. Depois foi a vez de superar a ucraniana Anastácia Alpyeyva, atual campeã europeia da categoria e nona colocação no ranking mundial. Ambos os confrontos pelo mesmo placar impiedoso de 11 a 0.A final seria contraElmira Syzdykova, de 33 anos, do Cazaquistão, mas a cazaque se lesionou na semifinal, desistiu da disputa e permitiu que a brasileira comemorasse o título por antecipação.

“Thamires mais uma vez enfrentou adversárias que estão entre as 10 primeiras posições do ranking mundial e mostrou um domínio absoluto em suas lutas, com muita cadência e firmeza. As duas medalhas de ouro somente neste mês indicam que seu ciclo olímpico será muito especial. Ela ainda tem mais um torneio a ser disputado na Romênia e assim fechar sua turnê estrangeira de preparação para o Mundial da Croácia em setembro”, avalia Flavio Cabral, presidente da Confederação Brasileira de Wrestling (CBW).
Outros atletas brasileiros também participam desta turnê europeia e tiveram bons aprendizados no Aberto da Polônia. No estilo greco-romano, o paulista Calebe Ferreira (77 kg) ficou na 23ª colocação e Kauã Gomes em16º lugar na 87 kg. No livre feminino, Grabriela da Rocha, na categoria 68 kg, terminou a competição na 7ª posição.
Sobre a CBW
A CBW (Confederação Brasileira de Wrestling) é a entidade responsável pelo wrestling nacional em seus estilos greco-romano, livre masculino e livre feminino. Além de gerir também o beach Wrestling, ou wrestling de praia (esporte não-olímpico).
Atualmente, a Confederação Brasileira de Wrestling é presidida por Flavio Cabral Neves. O principal objetivo da entidade é tornar o esporte nacional uma referência, fortalecendo suas federações afiliadas e investindo nas categorias de base para propagação da modalidade. A CBW é filiada ao Comitê Olímpico do Brasil, United World Wrestling e United World Wrestling Américas e conta com o apoio da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem, Estácio e Comitê Brasileiro de Clubes.
Para aqueles que desejam conhecer mais sobre o wrestling brasileiro, a CBW oferece conteúdos atualizados e informações detalhadas sobre competições, atletas e eventos.
Através dessas plataformas, é possível acompanhar de perto o universo do wrestling nacional, conhecer os campeões e ficar por dentro das novidades e curiosidades sobre a modalidade.
Fonte: Christian McCardell, Carlos Alessandro e Guto Francischini