Foto/Divulgação: Sandra Barros/Seeduc-RJ
Ciep 441 Mané Garrincha desenvolveu projetos inovadores e sustentáveis como biodigestor, meliponário e evitou o desperdício de 1 milhão de copos descartáveis
As práticas sustentáveis desenvolvidas no Ciep 441 – Mané Garrincha, de Magé, levaram a comunidade escolar da Baixada Fluminense até o Congresso Nacional, em Brasília, onde a escola conquistou o 2º lugar no prêmio “Darcy Ribeiro de Educação 2025” nesta quarta-feira (12/11). O reconhecimento parlamentar se deu em função de ações como o reaproveitamento de água, horta orgânica, uso de um biodigestor que transforma resíduos em biofertilizante, implantação e controle de um meliponário e o uso de copos ecológicos que, em 4 anos, resultou na economia de mais de 1 milhão de descartáveis.
Com isso, o colégio foi merecedor desta premiação concedida pela Comissão de Educação e pela Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, para três vencedores selecionados entre 10 finalistas de um total de 46 projetos em todo o país. A premiação foi criada em 1998 para contemplar pessoas ou entidades cujos trabalhos mereceram destaque na defesa e promoção da educação. O prêmio consiste em outorga de diplomas de menção honrosa e medalha com efígie de Darcy Ribeiro para os três vencedores escolhidos pela comissão.
Para concorrer, o candidato precisa ser indicado por um deputado ou senador. A escolha do Ciep 441 surgiu após o convite da deputada federal Soraya Santos para que a Seeduc-RJ apontasse uma unidade. A escolha da unidade foi feita pela secretária de Estado de Educação do Rio de Janeiro, professora Roberta Barreto, que acompanha as ações desenvolvidas no Mané Garrincha.
– Para nós é motivo de muita felicidade chegarmos ao 2º lugar neste que é um dos prêmios mais importantes da educação no Brasil. Essas aplicações geraram uma consciência ambiental que transcende os muros da escola, formando jovens comprometidos com o meio ambiente e que levam essas boas práticas para suas famílias e comunidade. Quero parabenizar a comunidade escolar e agradecer pelos jovens conscientes que eles estão formando para nosso mundo – afirmou a secretária de Estado de Educação do Rio de Janeiro, professora Roberta Barreto.
Para a deputada Soraya Santos, a premiação é motivo de orgulho e demonstra o poder transformador da educação:
– O Ciep 441 é um exemplo inspirador de que educar é transformar o futuro. Ver uma escola pública do nosso estado ser reconhecida nacionalmente reforça a importância de investir em projetos que unem inovação, cidadania e sustentabilidade – declarou a parlamentar fluminense que indicou a escola.
O diretor-adjunto do Ciep 441, professor, Neuber Nogueira representou o Mané Garrincha ao lado do orientador educacional, Davison de Paula, e contou a emoção de ver o reconhecimento dos trabalhos desenvolvidos no colégio.
– Essa indicação foi uma surpresa para nossa escola. Lá, procuramos formar cidadãos que cuidem do nosso planeta por meio de práticas sustentáveis e, por isso, o principal objetivo é plantar essa ideia nos alunos para que eles levem isso para a vida e perpetuem os ensinamentos. Estar aqui representando nosso colégio é a coroação do trabalho que a gente fez e pra gente isso não tem preço – contou o docente.
O primeiro lugar ficou com a associação “De Olho no Material Escolar”, que realiza o mapeamento de dados técnicos para a educação, seguido do Mané Garrincha por suas atuações em sustentabilidade, e o terceiro lugar com o senhor Gleisson Fernandes de Faria, pessoa com deficiência que desenvolveu um sistema de comunicação para alunos PCDs.
A sessão foi presidida pelo deputado Maurício Carvalho, presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, junto com as deputadas federais, Adriana Ventura, que indicou a associação “De Olho no Material Escolar” e Soraya Santos que indicou nossa escola também representou o deputado Nikolas Ferreira, que indicou o sr. Gleisson Fernandes de Faria, que cumpria outra agenda.
Esta premiação é mais um reconhecimento dos investimentos que o Governo do Estado vem aplicando no ensino público por meio da Secretaria de Estado de Educação. O aporte, aliado a valorização profissional e cuidado com os estudantes caminham para que as próximas gerações de formandos sejam cada vez mais sólidas e preparadas para os desafios e seu tempo.



